Cada linha de pesquisa contempla 05 projetos de pesquisa, totalizando 10 projetos associados a todos os docentes do Programa de acordo com objetos de estudos/perspectivas teórico-práticos, atendendo às demandas de pesquisas regionais e universais.
Linha de pesquisa: Formação de professores e ação docente
AÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO SOCIAL: PRÁTICAS E REFLEXÕES A PARTIR DAS ARTES
Linha: Formação de Professores e Ação Docente
Responsável:
Descrição: O projeto de pesquisa “Ação Docente e Inclusão Social: Práticas e Reflexões mediadas pelas Artes”, objetiva discutir o papel contextualizado do professor na construção do conhecimento do aluno em situações de vulnerabilidade. Um debate sobre Desenvolve-se por meio da abordagem teórica da Psicologia Histórico-cultural que faz uma leitura da ação docente de professores da educação básica potencializando o educando a pensar criticamente a realidade social, política e histórica, percebendo a escola como um ambiente de crescimento intelectual, de diálogo, discussão e troca de experiências. As temáticas relacionadas e suscitadas dos fenômenos da pobreza, desigualdade social, exclusão social são vivenciadas por abordagens críticas do ensino em busca de potencialidade e chaves para a inclusão. O debate sobre a inclusão social tem como frente as reflexões dialéticas constitutivas dos conceitos de exclusão/inclusão. Conceitos indissociáveis que remetem a duas faces de uma mesma realidade presente em nossa sociedade e nas formas de ensino contemporânea Propõe-se, também, compreender os efeitos da arte na educação e ensino. Visando atividades práticas metodológicas vinculadas a arte, juntamente com os cursos de licenciatura da UninCor, em escolas públicas e privadas parceiras em uma perspectiva de aprender-fazendo, com aulas, eventos e seminários abertos à comunidade, gerando valores, reduzindo riscos sociais e promovendo a inclusão e coesão social.
MATERIAL DIDÁTICO E ENSINO: PRÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE
Linha: Formação de Professores e Ação Docente
Responsável: Prof. Dra. CRISTIANE GATTINI SBAMPATO
Descrição: O projeto de pesquisa “Material Didático e Ensino: prática e formação docente” analisa de maneira crítico-interpretativo o uso de diversos tipos de materiais didáticos na educação básica, considerando as grandes áreas dispostas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Tecnologias). Duas questões permeiam os objetivos deste projeto: (1) como este material didático é elaborado; (2) como este material didático é utilizado pelos professores, considerando práticas de sala de aula. Tais questões levam a uma reflexão não só sobre as práticas e a formação docente, mas também sobre o processo de escolha do material didático e sua apresentação: conteúdos, exercícios e atividades avaliativas; aspectos gráficos e visuais; presença de aspectos ideológicos em seu conteúdo; confronto de material didático impresso e tecnologias digitais.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIAGNÓSTICO E PERSPECTIVAS
Linha: Formação de Professores e Ação Docente
Responsável: Profa. Dra. JOCYARE PEREIRA CRISTINA DE SOUZA
Descrição: Este projeto discute a realidade da educação básica com foco na formação de professores. A pesquisa objetiva: a) analisar a postura dos professores da Rede Pública e Particular da cidade de Três Corações em relação ao investimento à formação continuada, b) analisar como tem sido a postura desses professores em relação às mudanças nas práticas pedagógicas. Discute à luz de referenciais teóricos, a formação continuada docente enquanto facilitadora do processo de ensino aprendizagem, alicerçada em concepções atuais de ensino, com vistas à formação integral dos alunos. Procura-se ainda, estudar a figura do professor, a sua postura, a sua importância no processo educativo e os procedimentos que poderão facilitar mudanças nas práticas pedagógicas, as quais, podem permitir que o professor se torne um poderoso agente de transformação.
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Linha: Formação de Professores e Ação Docente
Responsável: Prof. JOÃO MARCOS BORGES MATTOS
Descrição: O projeto “Tecnologias da informação e comunicação: perspectivas na educação básica” discute os desafios que as tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) colocam à formação de professores e sua integração com os agentes educativos. Aborda temáticas sobre as novas tecnologias como ferramentas pedagógicas que subsidiam o processo de formação continuada dos professores. Investiga as possibilidades de aprendizagem a partir da utilização das tecnologias, articuladas à construção de metodologias nas quais mídias tecnológicas possam ser recursos didáticos eficazes no processo de ensino aprendizagem na educação básica. O projeto apresenta ainda, possibilidades de integração das TIC’s na educação básica, promovendo debates acerca de modelos de ensino-aprendizagem que favoreçam novas formas de aprender e ensinar, tendo como ferramenta as Tecnologias da Informação e Comunicação.
CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E CULTURA: ANÁLISE DE PRÁTICAS DISCURSIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Linha: Formação de Professores e Ação Docente
Responsável: Profa. Dra. TEREZINHA RICHARTZ
Descrição: O projeto “Concepções de linguagem e Cultura: análise de práticas discursivas na educação básica” aborda a relação entre a concepção de linguagem e cultura e a importância desses fatores para o ensino/aprendizagem. Esse projeto discute a linguagem a partir de quatro concepções: 1.ª a linguagem é a expressão do pensamento; 2.ª a linguagem é instrumento de comunicação; 3.ª a linguagem é uma forma ou um processo de interação; 4.ª a linguagem é uma forma de expressão estética. No que diz respeito à cultura, ela é entendida em sua multiplicidade de expressões e manifestações materiais e simbólicas, sejam elas apreendidas na cultura popular, na cultura erudita ou na cultura de massas. A linguagem não se constitui apenas como fator sócio histórico e ideológico, mas também como elemento de expressão cultural e estética. Assim, é primordial que o professor, preocupado em implantar melhorias no ensino, saiba refletir sobre questões referentes à linguagem e à cultura; conheça os elementos que dão forma à sua prática pedagógica; e, principalmente, esteja consciente de que sua opção metodológica para realizar e estruturar o ensino em sala de aula tem relação direta com a multiplicidade de possibilidades de abordagem da linguagem e cultura. A prática docente adotada pode levar a inclusão ou a exclusão, especialmente dos grupos minoritários. Em relação a linguagem e a cultura, também serão priorizadas as pesquisas que envolvem a formação de professores, a formação continuada, até a prática pedagógica, especialmente em relação a política de inclusão de deficientes e grupos minoritários.
Linha de pesquisa: Gestão empreendedora do ensino
A PRÁTICA DO EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A APROXIMAÇÃO DA ESCOLA COM O MERCADO DO TRABALHO
Linha: Gestão Empreendedora do Ensino
Responsável: Prof. ANTÔNIO DOS SANTOS SILVA
Descrição: Este projeto discute a prática do empreendedorismo na educação básica e a aproximação da escola com o mundo do trabalho. Aborda questões que investigam o conhecimento sobre o ser empreendedor, sobre a educação empreendedora e o tratamento de temas correlatos de modo a preparar os alunos para lidar com os desafios da sociedade contemporânea. O projeto propõe ainda atividades que sejam próximas da realidade vivida em escolas públicas para apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares empreendedoras, ampliando o tempo dos estudantes na escola na busca de uma formação integral, a partir da inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico e que atendam às expectativas dos estudantes e às demandas do mundo de trabalho.
GESTÃO DA CRIATIVIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA INOVAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES
Linha: Gestão Empreendedora do Ensino
Responsável: Profa. Dra. LETÍCIA RODRIGUES DA FONSECA
Descrição: Este projeto consiste em um estudo sobre a gestão da criatividade para o desenvolvimento da inovação em ambientes escolares a partir da análise de atividades realizadas em turmas da Educação Básica. Objetiva analisar as atividades que oportunizam o desenvolvimento da inovação através de práticas pedagógicas, sob as concepções de criatividade e de inovação na percepção de professores e gestores educacionais das escolas, alvos do estudo. Propõe ainda, um levantamento dos elementos inibidores e facilitadores à implementação de práticas pedagógicas no sentido de promover a criatividade na organização escolar.
ÉTICA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E ENSINO
Linha: Gestão Empreendedora do Ensino
Responsável: PROF. ALEXANDRE TOURINO MENDONÇA
Descrição: As escolas vivem um momento de reestruturação, tendo como foco uma gestão pedagógica voltada para as questões éticas, responsáveis socialmente e que permitam uma maior produção de capital intelectual. Nesse sentido, o projeto de pesquisa objetiva uma discussão sobre o universo da escola na qual educandos vivenciam situações diversificadas que favorecem o aprendizado para dialogarem de maneira competente com a comunidade, aprenderem a respeitar e a serem respeitados, a ouvirem e ser ouvidos, a reivindicarem direitos e cumprirem obrigações, participando ativamente da vida social, política, científica e cultural. Apresenta ainda, atividades de campo, projetos e ações em escolas da educação básica que oportunizam o amadurecimento da responsabilidade social e manutenção de valores éticos, que não devem ser tratados apenas como conceitos ideais, mas sim como um conjunto de princípios inerentes aos atores da escola para que sejam capazes de conduzir a sociedade por um caminho melhor.
COMUNICAÇÃO, CULTURA E GESTÃO EDUCACIONAL
Linha: Gestão Empreendedora do Ensino
Responsável: Prof. Dr. ZIONEL SANTANA
Descrição: Este projeto objetiva o estudo da articulação entre comunicação, discurso, ética, cultura e gestão educacional inerente ao cotidiano escolar. A partir de elementos da comunicação do discurso presentes nas instâncias do ambiente escolar, contrapõe-se à reprodução da massificação cultural na escola por meio de atividades empreendedoras que “resgatam” as “autênticas” relações humanas e sociais na esfera pública. Apresentam-se atividades teórico práticas com ênfase nas relações humanas, motivação, criatividade, solidariedade e sentido de desafio, que possam contribuir para o desenvolvimento cultural e social de estudantes. Busca-se ainda, estratégias que oportunizem práticas pedagógicas pautadas na educação crítica, criticizadora e emancipatória demonstrando a crença na pessoa humana e na sua capacidade de educar-se como sujeito histórico e comunicativo.
GESTÃO PARTICIPATIVA E QUALIDADE NO ENSINO
Linha: Gestão Empreendedora do Ensino
Responsáveis:
Prof. Dr. ANTÔNIO DOS SANTOS SILVA
Descrição: O projeto “Gestão participativa e qualidade no ensino” estuda o papel da gestão democrática e participativa na geração da qualidade no âmbito do ensino escolar. Com temas relacionados à gestão de resultados educacionais, à gestão pedagógica, à gestão de recursos e à gestão de pessoas no ambiente escolar, procura-se estabelecer relações entre os “bons resultados” de escolas públicas e privadas na periferia do sistema mundial e a adoção da gestão participativa para assegurar a qualidade do ensino. No sentido de identificar a necessidade de planejamento e organização escolar a partir da gestão participativa dos vários setores da escola e comunidade, são promovidas atividades de estudos, reflexões e planejamento de ações. Em parceria com o Núcleo Pedagógico da UninCor, oferece-se ainda, formação continuada para gestores escolares, contemplando também demandas complexas relacionadas ao cotidiano escolar.