• Home
  • Cursos
    • Vestibular
    • Graduação
      • Três Corações
      • Caxambu
      • EaDEducação a Distância
    • EaDEducação a Distância
    • Pós-Graduação
    • Mestrados
    • Cursos Online
    • CTSimCentro de Treinamento e Simulação
    • Colégio Aplicação
  • Acadêmico
    • Calendários
    • Manuais e Normas
    • Periódicos
      • PeriódicosPortal de Periódicos da Capes
      • Periódicos de MinasPortal de Periódicos de MG
      • ArtigosArtigos Científicos da Área de Administração
    • Biblioteca
      • Biblioteca
      • Minha BibliotecaBiblioteca Virtual
      • RepositórioProdução científica e institucional
    • Portal JurídicoPortal Jurídico do Brasil
    • NEAC
      • Formulários
      • Orientações
      • Manual
      • Tabela de Conversão AACC
    • NASAssistência Social
    • NOPOrientação Psicopedagógica
    • NEEC
      • Orientações e Formulários
      • Manuais
      • Pastas de Estágio
    • NPJ
    • Códigos de Ética
    • Pesquisa
    • Registro de DiplomasConsulta Pública de Diplomas
  • Institucional
    • Unidades
      • Três Corações
      • Caxambu
    • Histórico
    • Dirigentes
    • Decreto
    • Missão
    • Regimento Interno
    • Estatuto da Mantenedora
    • CPAComissão Própria de Avaliação
    • NAQUE
    • E-mec
    • Politica-Privacidade
    • Estrutura
      • Laboratórios
      • Biblioteca
    • Editais
    • Notícias
    • Normas
    • Manuais
    • CIPA
    • NMANúcleo de Mobilidade Acadêmica
    • FazendaFazenda Experimental da UninCor
  • Contato
    • Ouvidoria
    • Fale Conosco
    • Ex Aluno
    • Recrutamento
  • icon-monitor.png Portal
    • Aluno
    • Professor
    • Aplicativo Android
    • Aplicativo IOS

Comissão Própria de Avaliação - CPA

  • Sobre a CPA
  • CPA UninCor
  • Resultados da Autoavaliação 2022

Sobre a CPA

O que é?

mascote cpa

A realização de uma sistemática de avaliação na Universidade Vale do Rio Verde - UninCor busca elementos para a melhoria e aperfeiçoamento do desempenho da instituição a partir de uma ação democrática, participativa e transparente. Nesta direção a autoavaliação deve ser entendida como um processo contínuo, geral e, ao mesmo tempo, específico, integrado e permanentemente critico de seus próprios fundamentos teóricos e de seu enfoque prático. É, pois, uma atividade intrínseca ao processo de planejamento e um instrumento de gestão, que deve permitir o realinhamento permanente dos seus rumos na direção da sua função social.

O SINAES, com o objetivo de assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de Educação, recomenda que a avaliação funcione como instrumento, para melhorar a qualidade da educação superior, quanto à expansão da oferta de vagas; O aumento permanente da eficácia institucional; O aumento permanente da efetividade acadêmica e social; A promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais da instituição.

A UninCor tem entre suas prioridades, a melhoria da qualidade do ensino superior e  para tanto, é necessária uma avaliação global da Instituição identificando as suas potencialidades e fragilidades, contribuindo assim para o aprimoramento da prática pedagógica e administrativa. A Avaliação Institucional, nessa perspectiva, deve ser entendida como um processo contínuo de crescimento, voltada para o seu significado mais elevado que é a promoção do aperfeiçoamento.

Pretende-se avaliar o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos. Sendo este, um sistema de avaliação global e integrada das atividades acadêmicas, composto por três processos diferenciados: Avaliação das Instituições de Educação Superior (AVALIES); Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG) e Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE).

São processos contínuos, mas desenvolvidos em momentos distintos. Abordam dimensões e indicadores específicos com o objetivo de identificar as potencialidades e insuficiências dos cursos e instituições, promovendo a melhoria da sua qualidade e relevância bem como a formação dos alunos, fornecendo à sociedade informações sobre a Educação Superior.

            A proposta de elaboração do Projeto de Autoavaliação da UninCor está baseada na Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), sendo organizados em cinco eixos que inclui as dez dimensões de Avaliação orientadas INEP/MEC:

Eixo 1 : Planejamento e Avaliação Institucional

- Planejamento e avaliação, especialmente dos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional. Analisa o planejamento e avaliação como instrumentos integrados, elementos de um mesmo processo, partícipes da gestão da Educação Superior. Esta dimensão está na confluência da avaliação, como processo centrado no presente e no futuro institucional, a partir do balanço de fragilidades, potencialidades e vocação institucional.

Eixo 2: Desenvolvimento Institucional

- A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Identificar se as propostas constantes do PDI contribuirão para o cumprimento da missão da UninCor em termos de finalidade, compromissos, vocação e inserção regional e/ou nacional.

- A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere a sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural. Esta dimensão contempla o compromisso social da instituição enquanto portadora da educação como bem público e expressão da sociedade democrática e pluricultural, de respeito pela diferença e de solidariedade.

Eixo 3: Políticas Acadêmicas

- Política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para o estímulo ao desenvolvimento do ensino, à produção acadêmica e das atividades de extensão. A análise desta dimensão verificará a explicitação e o desenvolvimento das políticas de formação acadêmico-científica, profissional e cidadã, de construção e disseminação do conhecimento, de articulação interna, que favorece a iniciação científica e profissional de estudantes, os grupos de pesquisas e o desenvolvimento de projetos de extensão.

- A comunicação com a sociedade - Busca identificar as formas de aproximação efetiva entre a UninCor e a sociedade - formas de participação da comunidade na vida acadêmica, comprometimento da Instituição com a melhoria das condições de vida da comunidade, ao repartir com ela o saber que produz e as informações que detém.

- Políticas de atendimento aos discentes. Analisa as formas com que os estudantes estão sendo integrados à vida acadêmica e aos programas através dos quais a UninCor busca atender aos princípios inerentes à qualidade de vida estudantil.

Eixo 4: Políticas de Gestão

- As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho. Esta dimensão analisa as políticas e os programas de formação, aperfeiçoamento e capacitação do pessoal docente e técnico-administrativo, associando-os com os planos de carreira condizentes com a magnitude das tarefas a serem desenvolvidas e com condições objetivas de trabalho.

- Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e a representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia, em relação à Mantenedora e a participação dos segmentos da comunidade acadêmica, nos processos decisórios. Avalia os meios de gestão, para cumprir os objetivos e projetos institucionais, a qualidade da gestão democrática, em especial nos órgãos colegiados, as relações de poder entre estruturas acadêmicas e administrativas e a participação nas políticas de desenvolvimento e expansão institucional.

- Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da Educação Superior. Avalia a capacidade de gestão e administração do orçamento e as políticas e estratégias de gestão acadêmica com vistas à eficácia na utilização e na obtenção dos recursos financeiros necessários ao cumprimento das metas e das prioridades estabelecidas.

Eixo 5: Infraestrutura Física

- Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação. Analisa a infraestrutura da Instituição, relacionando-a com as atividades acadêmicas de formação, de produção e disseminação de conhecimentos e com as finalidades próprias da Fundação Comunitária Tricordiana de Educação.

A Avaliação Institucional só terá sentido e apresentará resultados se for movida por um esforço solidário e comprometido de toda a comunidade acadêmica, que deverá incorporá-la à cultura institucional. Não se trata de opor avaliadores e avaliados, mas de avaliar a Instituição na sua totalidade.

A UninCor acredita que uma sistemática de avaliação interna deve ser entendida como um mecanismo que propicie e disponibilize informações para melhorar o seu desempenho acadêmico, garanta a eficiência administrativa e, por esse caminho, ajude na manutenção da Universidade como espaço público. Com esse entendimento, a UninCor chama a atenção para o significado público da educação desenvolvida pelas instituições superiores de ensino. Nesse contexto, a avaliação insere-se num campo mais amplo do que o de um trabalho isolado junto aos segmentos que sustentam a Universidade – corpo docente, discentes e técnicos, bem como junto ao seu entorno.

            A formalização desta proposta de autoavaliação da Universidade Vale do Rio Verde - UninCor estrutura-se em quatro etapas interligadas:

1- A primeira apresenta uma contextualização da universidade ao longo dos seus 50 anos.

2- A segunda justifica a necessidade da instituição de redimensionar o seu projeto de avaliação, sendo parte integrante do SINAES.

3-  A terceira etapa indica as ações a serem desenvolvidas, o tempo previsto para cada, os procedimentos de trabalho para concretização da proposta realçando as estratégias para envolvimento das instâncias e sujeitos da proposta.

4- A quarta etapa compreende a elaboração do relatório geral da avaliação, sua apresentação e discussão com a comunidade acadêmica e a publicação da tomada de decisões visando à correção e ao aperfeiçoamento do seu projeto institucional.

            Essa proposta pode ser revista, ampliada e modificada conforme as necessidades apontadas, durante a sua execução e, principalmente, em decorrência das decisões relativas à utilização dos seus resultados.

Para a UninCor, a principal mudança está no fato de que a avaliação não é mais imposta de fora para dentro da instituição, nem de cima para baixo e também não pode ser vista como uma atividade complexa, somente realizada por especialistas e em ocasiões pré-fixadas. Avaliar faz parte do dia a dia da UninCor e de toda a comunidade acadêmica.

Objetivos da Avaliação:

-Consolidar um processo de Avaliação Institucional na UninCor construído por toda a comunidade acadêmica, que seja capaz de fornecer subsídios de caráter político, acadêmico e administrativo, possibilitando uma reflexão e revisão dos programas, ações e diretrizes desenvolvidas na Instituição.

- Sensibilizar a comunidade acadêmica da necessidade de autocrítica e participação voluntária e significativa no processo de avaliação;

- Verificar a atual situação do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão na UninCor através de um processo de autoavaliação com transparência e participação da comunidade acadêmica

- Estimular o aumento progressivo do percentual de participação voluntária da comunidade acadêmica no processo de avaliação intensificando a sensibilização.

- Verificar as potencialidades e fragilidades da universidade junto à comunidade interna e a sociedade em geral de forma a permitir o constante reordenamento das ações da UninCor.

- Verificar o cumprimento das metas propostas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2014/2018.

 

CPA UninCor

  Clique aqui para visualizar a apresentação

Resultados da Autoavaliação 2022

Autoavaliação 2022

Autoavaliação 2021

Autoavaliação 2020

Autoavaliação 2018

Autoavaliação 2017

Autoavaliação 2016

Autoavaliação 2015

Autoavaliação 2014

 

 

 

 

 Três Corações
Av. Castelo Branco, 82,

Chácara das Rosas
  (35) 3112-2491

 Caxambu
Rua Dr. Viotti, 134,

Centro
 (35) 3112-2495

 Ensino Digital
Polo Três Corações
Polo Caxambu

facebook1  instagram1  youtube1  linkedin1

© 2025 UNINCOR - Centro Universitário