A matriz curricular do Programa de Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino contempla disciplinas obrigatórias e disciplinas eletivas que complementam a formação do mestrando e que mediam atividades de pesquisa e extensão, tendo por princípio a indissociabilidade do tripé Ensino-Pesquisa-Extensão evidenciada principalmente pelas atividades de Prática de Estágio Supervisionado, atividades de laboratórios, seminário e atividades programadas, favorecendo assim, o impacto social e o fortalecimento da interação dialógica entre o conhecimento acadêmico e outros setores da sociedade.
Disciplinas Obrigatórias
Atividades Programadas Obrigatórias (30 h./02 cr.)
Atribuição de crédito à participação dos mestrandos em ciclos de palestras, simpósios, conferências e comunicações em eventos científicos relacionados à área de concentração do curso. Incentivos às publicações de artigos científicos, apresentação de trabalhos em eventos científicos, participação em atividades de extensão e a confecção de materiais educativos.
Captação e Gerenciamento de Recursos para Atividades Escolares (30 h./02 cr.)
Identificação de fontes potenciais de recursos para atividades escolares. Conceituação de patrocínio, doação, permutas e apoio. Editais e chamadas públicas de apoio às atividades escolares; caracterização das chamadas, checklist, análise de editais, elegibilidade e regras de avaliação. Etapas do processo de gerenciamento de recursos para atividades escolares. Fundações de Amparo à Pesquisa (etapas para elaboração e submissão de projetos). Estudo das leis de incentivo fiscal para a promoção de atividades escolares.
Laboratório de Práticas Pedagógicas (30 h./02 cr.)
Atividades de prática pedagógica, observação e reflexão desenvolvidas no contexto social da educação básica. Situações simuladoras e estudo de casos. Análise de instrumentos acadêmicos/pedagógicos inerentes às atividades do profissional da educação. Discussão teórica e crítica de temas referentes à educação atual: avaliação, diversidade étnico-cultural, gênero, educação ambiental e a relação ensino/aprendizagem.
Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa e Quantitativa para Elaboração de Projetos (60 h./04 cr.)
Introdução ao método científico. Tipos de pesquisa: básica e aplicada. Objetivos de pesquisa: exploratória, descritiva e explicativa. Métodos de pesquisa: qualitativa e quantitativa. Procedimentos de pesquisa: experimental, operacional bibliográfica, estudo de caso, pesquisa ação. Coleta de dados e fontes de pesquisa. Tratamento dos dados em pesquisa qualitativa e quantitativa. Técnicas de levantamento e análise de dados. Aplicação de métodos qualitativos e quantitativos na elaboração de projetos. A organização de texto científico (Normas ABNT).
Planejamento e Gestão Participativa Educacional (60 h./04 cr.)
Tendências do planejamento estratégico e participativo em gestão educacional da educação básica. A gestão democrática da educação: os sistemas de ensino e os mecanismos de gestão. Princípios da autonomia administrativa, financeira e pedagógica da gestão escolar. Modelos de planejamento, ferramentas e estratégias organizacionais em gestão educacional da educação básica.
Prática de Estágio Supervisionado (30 h./02 cr.)
Acompanhamento in loco do mestrando, por parte do orientador, na implementação em sala de aula da proposta que resultará no trabalho de conclusão e do produto educacional por ele gerado.
Seminários (30 h./02 cr.)
Socialização das pesquisas em desenvolvimento por meio da apresentação e discussão da problematização do objeto, dos objetivos propostos, dos resultados preliminares e do processo ou produto educativo proposto pelo Trabalho de Conclusão.
Trabalho de Conclusão (150 h.10 cr.)
Relato fundamentado integrando o desenvolvimento de um processo ou produto educativo (uma sequência didática, um aplicativo computacional, um jogo, um vídeo, um conjunto de vídeo-aulas, um equipamento ou uma exposição) que possa ser utilizado em condições reais de sala de aula ou outros espaços de ensino, em formato artesanal ou em protótipo, apresentado a banca examinadora com participação obrigatória de membro externo ao Programa.
Disciplina Obrigatória da Linha de Pesquisa Formação de Professores e Ação Docente
Laboratório de Elaboração, Análise e Avaliação de Materiais Educacionais (60 h./04 cr.)
Atividades práticas de análise e avaliação de materiais didáticos para a educação básica à luz de diferentes concepções teórico-epistemológicas e metodológicas. Discussão de efeitos e impactos dos diferentes materiais didáticos na formação docente e discente. Produção e elaboração de materiais didáticos de baixo custo (cartilhas, jogos, apostilas, audiovisuais, maquetes, dentre outros) para a educação básica.
Disciplina Obrigatória da Linha de Pesquisa Gestão Empreendedora do Ensino
Laboratório de Avaliação, Qualidade e Inovação em Organizações de Educacionais (60 h./04 cr.)
Atividades práticas de avaliação e discussão dos sistemas de Gestão Educacional (SINAES, SAEB, ENEM, dentre outros). Construção, validação e aplicação de instrumentos de coleta de informações no contexto de estudos avaliativos. Analises de gestão da inovação educacional e a relação entre o modelo de gestão e indicadores de qualidade da educação básica.
Disciplinas Eletivas da Linha de Pesquisa Formação de Professores e Ação Docente
Currículo: Concepções, Políticas e Cultura (60 h./04 cr.)
Concepções contemporâneas de currículo. O discurso curricular: fragmentos e totalidades. O cotidiano da escola básica e seus currículos: práticas discursivas, cultura escolar, identidade e diversidade. Currículo e ideologia. Currículo e cultura como práticas de significação das relações sociais e de construção de sujeitos.
Gestão e Educação: Limites e Potencialidades (60 h./04 cr.)
Concepções que fundamentam as teorias da organização e gestão escolar e do trabalho administrativo-pedagógico. Discussão crítica dos conceitos de gestão participativa e cultura organizacional, articulando-os ao princípio de trabalho coletivo e colaborativo para o desenvolvimento do processo educativo, a partir do princípio de democratização da escola.
Legislação e Políticas Públicas em Educação (60 h./04 cr.)
Análise crítica da Legislação com vistas à compreensão do seu significado social, político e pedagógico, bem como de seus limites e possibilidades em situações teórico-práticas do cotidiano escolar. Reflexões sobre Política, Estado e Democracia; e as relações com a educação.
Linguagem, Cultura e Discurso: Tendências Voltadas para o Ensino e a Formação do Professor (60 h./04 cr.)
Estudos da Linguagem, Cultura, Discurso e as relações de poder do professor. O discurso e domínio discursivo da escola. Professor e aluno como sujeitos discursivos. Análise discursiva de práticas linguageiro-discursivas na escola. O enfoque de gêneros em documentos orientadores do ensino.
Perspectivas da Inclusão: das Concepções às Práticas Pedagógicas (60 h./04 cr.)
Os discursos da inclusão, as pesquisas, as políticas educacionais e os contextos educativos: contribuições, desafios e repercussões para práticas educativas e de escolarização, envolvendo sujeitos com necessidades educacionais especiais. Atendimento Educacional Especializado e a organização da escolaridade dos alunos da Educação Especial.
Disciplinas Eletivas da Linha de Pesquisa Gestão Empreendedora do Ensino
Ética e Responsabilidade Social nas Instituições de Ensino (60 h./04 cr.)
Ética e moral. Um estudo histórico-crítico da ética desde a antiguidade até a modernidade. Formação ética do sujeito no contexto da educação. Ethos e Cultura. Responsabilidade social x Filantropia. Os desafios da Responsabilidade social nas Instituições. Políticas de Responsabilidade Social. Balanço social. O binômio Responsabilidade Social e Sustentabilidade. A Responsabilidade Social e a atividades de extensão no contexto educativo.
Gestão Estratégica do Capital Humano e Gerenciamento de Conflitos em Organizações de Ensino (60 h./04 cr.)
Valorização, treinamento e desenvolvimento do capital humano das organizações de ensino. Relações humanas e liderança na escola. Gestão dos conflitos escolares: modelos de mediação. Conflitos como oportunidades de aprendizagem.
Liderança e Criatividade em Organizações de Ensino (60 h./04 cr.)
Liderança e criatividade: conceitos, modelos e teorias. O social e o individual na criatividade. As barreiras à criatividade e suas formas de superação. A criatividade do aluno e a criatividade do professor: estratégias e ações para seu desenvolvimento. A liderança em organizações de ensino: tipos e níveis. Os agentes da liderança nas instituições educativas. Estratégias, programas e técnicas para a estimulação da criatividade e da liderança no contexto educativo.
Sociedade Contemporânea e Empreendedorismo (60 h./04 cr.)
Reflexões sobre a sociedade contemporânea e o desafio no campo da educação básica para o desenvolvimento do empreendedorismo e as relações com o mercado de trabalho. Empreendedorismo educacional como agente para a expressão de conceitos e valores básicos à democracia e à cidadania: ética, meio ambiente, saúde, trabalho, consumo, orientação sexual e pluralidade cultural.
Tecnologias da Informação e Comunicação em Ambientes Escolares (60 h./04 cr.)
Estudo e aplicação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s) em ambientes escolares. Paradigmas e concepções educativas no desenvolvimento e inserção das TIC’s na Educação. O uso das tecnologias digitais na educação: implicações pedagógicas e sociais.