iv workshop internacional 2Nos dias 18, 19 e 20 de outubro foi realizado o IV Workshop Internacional de Política de Uso e Governança do Solo e o III Seminário de Sustentabilidade em Recursos Hídricos, com tema central: Segurança Hídrica em Bacias Hidrográficas. É a segunda edição do seminário do Programa de Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos, da UninCor, em parceria com o Grupo Polus e diversas instituições de ensino e pesquisa, como a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD – Portugal), UFTM, UFMG, Unesp, IFTM, além do Ministério Público de Minas Gerais.

O evento foi realizado no formato híbrido, tendo a sede da UninCor, em Três Corações, recepcionado os palestrantes e a comissão organizadora. De acordo com a professora Dra. Elisa Dias de Melo, docente do mestrado da UninCor e membro da comissão organizadora, o evento foi muito proveitoso, apesar dos desafios impostos pelo novo formato. “O evento proporcionou a consolidação de parcerias muito ricas para o nosso programa, além da oferta de diversas atividades com conteúdos importantíssimos para o cenário ambiental atual. Foram quatro mesas redondas e cinco minicursos com profissionais de referência na área, e ainda apresentações orais e em formato de pôsteres dos trabalhos aprovados”.

iv workshop internacional 3

Um dos participantes do evento, o deputado estadual (PSC-MG) Noraldino Dias Júnior, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) elogiou a iniciativa da UninCor e teve a oportunidade de visitar após o evento a Fazenda Modelo da universidade. “Foi uma iniciativa muito exitosa da UninCor,  principalmente pra mim que atualmente estou na presidência da Comissão de Meio Ambiente, poder compartilhar com essas ideias, trocar informações, foi muito prazeroso e muito importante. Quiséramos nós que todas as instituições de ensino tivessem iniciativas como essa. É muito importante unir o setor acadêmico com o Legislativo, com o Ministério Público, com o Judiciário. Essa já é uma iniciativa que a comissão tem trabalhado, unir o setor acadêmico com o poder legislativo”, comentou o deputado.

Sobre a fazenda, ele também se mostrou bastante interessado. “E agora visitando a Fazenda Modelo da UninCor, onde são desenvolvidas as aulas práticas, vi que há vários projetos que são desenvolvidos e fiquei impressionado com a estrutura e com a capacidade dos técnicos. São poucas as instituições de ensino que têm uma estrutura como essa, a UninCor está  de parabéns, para mim é muito gratificante conhecer e levar essas iniciativas para outros cantos do estado de Minas Gerais e do Brasil inteiro”, completou Noraldino.