A ESTRUTURA CURRICULAR, ao favorecer o alcance dos objetivos, possibilita primeiramente consolidar o conhecimento de base, por meio das disciplinas obrigatórias. Na sequência, permite ao aluno, conforme a sua linha de pesquisa e tema de estudo, selecionar disciplinas que proporcionam a consolidação de uma sólida base conceitual, visão do contexto ambiental, da saúde e socioeconômico, como também a ampliação da visão sistêmica, amparada por teorias que sustentam a prática da gestão ambiental e suas interfaces com a saúde. O desenvolvimento das disciplinas em linhas de pesquisa contempla o planejamento em conjunto pelos professores e acadêmicos de modo a relacionar conteúdos e metodologias, ampliando as práticas multi e interdisciplinares.

O currículo do mestrado profissional Meio Ambiente e Saúde prevê a realização de disciplinas obrigatórias e optativas, e a elaboração e defesa do trabalho de conclusão de curso. Para obtenção do grau de Mestre, o aluno deve cumprir no mínimo 34 (trinta e quatro) créditos. Cada crédito em disciplina corresponde a 15 horas-aula, contabilizando 510 (quinhentos e dez) horas de atividades programadas. A distribuição dos créditos é dada da seguinte forma: mínimo de 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas, sendo 12 (doze) deles de disciplinas obrigatórias e até 4 (quatro) créditos podendo ser obtidos por meio de atividades complementares, especificadas no regulamento do programa, além da elaboração e defesa do trabalho de conclusão de curso (dez créditos). Ressalta-se ainda a obrigatoriedade imposta pelo programa, da submissão de artigo relacionado ao tema desenvolvido no trabalho de conclusão em periódico com classificação QUALIS igual ou superior a B2 (classificação quadriênio 2013-2016), com a autoria do discente e co-autoria do(a) professor(a) orientador(a).

Durante o processo de aprendizagem desenvolvem-se atividades e projetos multi e interdisciplinares, bem como a interação com instituições parceiras, empresas, entidades de classes, órgãos públicos ou instituições do terceiro setor, para interação dos diversos componentes, aliando teoria e prática, ensino e pesquisa. As disciplinas optativas ficam então distribuídas por linha de pesquisa, com indicação de respectivos créditos entre parênteses, da seguinte forma: 

  • GESTÃO E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL: Gestão de recursos Hídricos e economia circular ( 2 ), Tratamento de efluentes líquidos ( 2 ), Microbiologia Ambiental e biodiversidade ( 2 ), Gestão e gerenciamento de resíduos sólidos (  4 )
  • CONDICIONANTES AMBIENTAIS NA SAÚDE: Poluição e proteção à saúde ( 3 ), Epidemiologia e saúde pública ( 3 )

As demais disciplinas possuem interface com as duas linhas de pesquisa, quais sejam:  Introdução à avaliação de risco - environmental health risk assessment ( 3 ),  Qualidade da Água : Perspectivas ambientais e de saúde ( 3 ), Direito Ambiental. ( 2 ), Educação Ambiental ( 2 ), Estatística Aplicada ao meio ambiente e saúde ( 3  ), Interfaces Ambiente, saúde e sustentabilidade ( 4 ), Saúde Ambiental ( 2 ) As disciplinas obrigatórias do programa são: Metodologia da Pesquisa Científica ( 3 ), Seminário de pesquisa ( 2 ), Políticas de saúde e meio ambiente ( 2 ),  Saneamento e saúde ambiental ( 4 ).

A cada semestre, ao menos duas das disciplinas obrigatórias são ofertadas e, para as disciplinas optativas, é realizada a rotatividade delas dentro do quadriênio, sendo consolidada a oferta de todas elas no período. Considerando a transição na grade curricular, 2021 a 2023, grade curricular Sustentabilidade em Recursos Hídricos, e 2024 refere-se a nova grade na área de concentração Meio Ambiente e Saúde. No primeiro período foram ofertadas as disciplinas:

Estatística aplicada; Ecossistemas aquáticos e interfaces; Estratégia em organizações sustentáveis; Geoprocessamento; Gestão e legislação ambiental; Hidrologia, Interfaces Meio Ambiente, Saúde e Sustentabilidade; Qualidade da água; Tecnologia de tratamento de água; e Tratamento de efluentes líquidos. No ano de 2024 as seguintes disciplinas foram ofertadas: Estatística aplicada; Epidemiologia e saúde pública; Gestão e gerenciamento de resíduos sólidos; Interfaces Meio Ambiente, Saúde e Sustentabilidade; Políticas de saúde e meio ambiente; e Qualidade da água: perspectivas ambientais e de saúde.