Programa e Histórico 

O programa de Mestrado Profissional Meio Ambiente e Saúde tem por MISSÃO a oferta de sólida formação profissional na área das Ciências Ambientais, incluindo diferentes temáticas considerando a inter-relação entre condicionantes ambientais e saúde. Tem como PRINCÍPIO a formação ética, o senso crítico e a responsabilidade social, estimulando a atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas da sociedade, promovendo assim o desenvolvimento do científico e sua aplicação prática. Nossa visão é ser referência nacional na formação de profissionais capazes de integrar sustentabilidade ambiental e saúde pública, com impacto comprovado na solução de problemas socioambientais

No último quadriênio o programa passou por um processo de reestruturação interna. Cabe destacar inicialmente, houve uma decisão da direção da Unincor em descontinuar o programa, a época, designado MESTRADO PROFISSIONAL SUSTENTABILIDADE EM RECURSOS HÍDRICOS. Tal decisão foi formalizada na Plataforma Sucupira por meio de um ofício datado de 24 de dezembro de 2021. Em março de 2022, direção da Fundação mantenedora e a reitoria da Unincor foi alterada e houve uma reavaliação da decisão anterior, sendo assim formalizado em julho de 2022 na Plataforma Sucupira a solicitação de continuidade do programa de mestrado na instituição. A partir de então, foram estabelecidas estratégias para reformulação e fortalecimento do mestrado, culminando na solicitação da alteração do nome do Programa para Mestrado em Meio Ambiente e Saúde, cuja primeiro requerimento data de 07 de março de 2023. Nos dias 07 e 08 de agosto de 2022 o programa recebeu uma visita da área de avaliação, na qual todas essas ocorrências foram relatadas, oportunidade na qual foi discutida a estratégia de remodelagem do programa com a alteração do nome. Em 24 de agosto de 2023 foi então formalizado um novo pedido de alteração do nome do programa e ato contínuo homologada pela área de concentração a qual o programa se insere. No ano de 2022 não houve edital seletivo para novos alunos.

O programa foi, inicialmente, proposto justamente pela identificação de uma lacuna de profissionais na área de recursos hídricos na região sul do estado de Minas Gerais, sendo destacada a relevância de uma pós-graduação stricto sensu na MODALIDADE PROFISSIONAL. Entretanto, observou que a especialidade em recursos hídricos trazia limitações para uma abordagem mais ampla, sistêmica da perspectiva ambiental. Assim a alteração do nome do Programa justificou-se pela necessidade de torná-lo mais abrangente na temática ambiental, ampliando a possibilidade de pesquisas mais abrangente e que proporcionasse uma formação inter e multidisciplinar ao discentes. Outro quesito que motivou a solicitação foi a referência consolidada da Unincor na área de saúde, o que gerava para o programa a oportunidade de integrar às suas pesquisas graduações como odontologia e veterinária, além de ser esse tema cada vez mais relevante para a sociedade moderna considerando os impactos ambientais já identificados na saúde humana, animal e nos ecossistemas amplamente.