Os projetos de extensão desenvolvidos no contexto do Programa de Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos são uma constante, devido à importância da difusão do conhecimento, e apresentam coerência com as suas linhas de pesquisa, com abrangência inter e multidisciplinar. São alguns exemplos:

“Recuperação de nascentes em zonas rurais”

O projeto teve por objetivo a implementação de medidas de recuperação de nascentes degradadas, a partir de um projeto piloto na Fazenda Experimental da Unincor. Foi realizado o plantio de mudas de espécies frutíferas, cedro e ipê amarelo. Como resultado foi observado, duas semanas após o plantio, o sucesso do pegamento das mudas, sem que houvesse ataque de pragas. Algumas mudas foram prejudicadas por não haver cercamento, ocorrendo o pisoteio do gado. Neste caso, foram replantadas novas espécies. Foi recomendado o cercamento da área para o contínuo sucesso do pegamento das mudas. Projeto ressaltou a importância da preservação de nascentes para a melhora da qualidade e produção de água.

“Destino final das embalagens de agrotóxicos”

O projeto objetivou o levantamento de dados sobre o uso de agrotóxicos e descarte de embalagens na zona rural do município de Cordislândia-MG e São Gonçalo do Sapucaí. Em relação ao conhecimento do Agricultor sobre a Aplicação e Manuseio Correto do Agrotóxico e Comportamento do Agricultor Sobre a Aplicação do Agrotóxico. Foi obtido como resultado que 100% dos agricultores descartam a solução das embalagens depois de utilizar, porém 10% reutilizam as embalagens vazias, apresentando riscos para à saúde humana e meio ambiente por meio da poluição e/ou contaminação de cursos d’água e solos.

“Reaproveitamento de resíduos eletrônicos em prol de comunidades carentes”

O objetivo desse projeto foi orientar a comunidade tricordiana sobre como proceder a respeito do descarte de eletrônicos que não são mais usados, e demonstrar como esse tipo de equipamento pode ser proveitoso às instituições que necessitam, mas não tem condições de adquiri-los novos. O projeto consistiu em angariar/recolher peças e equipamentos eletrônicos e que pudessem ser reaproveitados para a construção de novos equipamentos, os quais foram doados para escolas carentes. Este projeto ressaltou a importância de orientar sobre o mal causado pelo lixo eletrônico, como são formados, como descartá-los e como reutilizá-los de forma consciente, reduzindo os impactos ambientais causados ao solo e águas superficiais e subterrâneas.

O programa “As oportunidades da gestão ambiental e de recursos hídricos em municípios” também apresenta grande relevância regional pela busca pela difusão do conhecimento científico, técnico e boas práticas garantir um ambiente de aprendizado e fortalecimento de políticas de sustentabilidade e recursos hídricos na região de atuação do programa. Em 2018 no âmbito desse programa foram realizadas palestra do Secretário Estadual do Meio Ambiente sobre o Licenciamento Municipal, do secretário de meio ambiente do município de Extrema sobre o premiado Projeto Produtor de Águas com aplicação de instrumentos de pagamento por serviços ambientais aos produtores rurais e a Experiência do Licenciamento municipal na cidade de Uberaba, cuja base econômica de desenvolvimento são atividades Agropecuárias assemelhando-se à realidade regional do programa. Esta inserção do mestrado em apoio ao aprimoramento de políticas municipais já está em andamento com o Projeto de Recomposição das Nascentes que abastecem o Município de Dom Viçoso.

Barqueata Ecológica

A UninCor realiza, anualmente, a Barqueata Ecológica com o objetivo de promover a conscientização ambiental e recolher, das margens do rio Verde, lixo e entulho que são descartados indevidamente no rio. A iniciativa da CIPA, do Conselho de Sustentabilidade da UninCor e do Programa de Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos conta com a participação de colaboradores, professores, estudantes e apoio da Escola de Sargentos das Armas (ESA) e da Copasa.