Uma importante ação de internacionalização aconteceu entre os dias 07 a 10 de outubro de 2019, na UninCor: o curso Control de la erosión y recuperación de suelos degradados.

O curso foi ministrado em língua espanhola pelo professor estrangeiro, Dr. Pablo Garcia A-Chevesich, da University of Arizona. Além de professor, ele é pesquisador, consultor, perito e autor no campo da hidrologia e gestão de bacias hidrográficas, com foco em processos hidrológicos, controle de erosão/sedimentação, águas pluviais, restauração ambiental, reabilitação pós-incêndio e mudanças climáticas, com mais de 18 anos de experiência nos EUA, Europa, África, América do Sul e América Central.

curso ofertado professor estranjeiro 2

As professoras Marília Carvalho de Melo e Elisa Dias de Melo, coordenadora e coordenadora adjunta do Programa de Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos, foram as responsáveis pela ação, que contou com a participação de alunos do programa de mestrado Sustentabilidade em Recursos Hídricos, da UninCor, alunos da graduação em Engenharia Ambiental, além de convidados externos.

Além da parte teórica, o professor apresentou diferentes materiais empregados para ações relacionadas ao controle de erosão e recuperação de solos degradados. O curso ainda contou com a participação de convidados do prof. Pablo, que apresentaram o software GawacWin, desenvolvido para a realização de análise de estabilidade de muro de contenção em gabiões utilizando o Método do Equilíbrio Limite. A apresentação contemplou também um breve relato da técnica e aplicabilidades dos gabiões.

curso ofertado professor estranjeiro