Entre os dias 03 e 05 de julho, docentes e discentes do Mestrado em Letras da UninCor participaram do II SEPRALIC, evento realizado pelo Programa de Mestrado em Letras do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES-JF), parceiro da UninCor.

Na ocasião, a Profa. Dra. Cilene Pereira coordenou o GT Linguagens, arte, política: leitura(s) de mundo, que reuniu trabalhos que pensaram a construção de sentidos por meio da leitura de objetos culturais brasileiros do campo das Artes, tais como a literatura, a canção popular e o cinema, produzidos no decorrer do século XX à contemporaneidade, tratando de temas relativos aos Direitos Humanos, considerando, ainda, articulações com outros saberes e disciplinas. 

Nesse caso, três enfoques foram obrigatórios aos trabalhos do grupo: (1) o objeto artístico (seja literatura, cinema, música ou artes plásticas) como forma de compreensão/leitura do mundo que vivemos; (2) a dimensão política da arte; (3) produção artística brasileira produzida no período citado (a partir do século XX).

No GT foram apresentados 11 trabalhos, dentre os quais estavam os da Mestranda em Letras Flávia Santos, sobre a violação dos Direitos Humanos tematizada nas crônicas de Fernando Bonassi, e da Mestra em Letras Stephany Porto, referente ao tema da violência e desconstrução familiar no romance Reunião de família, de Lya Luft.

As professoras doutoras Cilene Pereira e Terezinha Richartz também apresentaram resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito do programa. A Profa. Cilene trouxe para a discussão sobre política e Direitos Humanos um conto de Wander Piroli chamado “Festa”, observando o modo como a literatura refletia sobre temas sociais a partir da construção da linguagem. No trabalho da Profa. Terezinha foi destacada a insurreição feminina diante da violência doméstica na leitura do romance A dança dos cabelos, de Carlos Herculano Lopes. Ambos os trabalhos estão associados ao Grupo de Pesquisa Minas Gerais – Diálogos.