Teorias Críticas da Contemporaneidade: O objetivo da disciplina é empreender um estudo crítico sobre as diversas tendências que marcaram a Teoria da Literatura no período que vai do início do século XX aos dias atuais, buscando oferecer uma visão panorâmica desse campo disciplinar na contemporaneidade e disponibilizar instrumental teórico para a análise de manifestações literárias e culturais. Teorias do discurso: Nesta disciplina, busca-se construir uma visão global das principais teorias de análise de discurso, refletindo sobre as condições históricas e ideológicas da enunciação e do enunciado, a constituição do sujeito nos processos de produção e recepção da linguagem bem como sobre as questões de intertextualidade e interdiscursividade. Metodologia do Trabalho Científico: A disciplina trata dos pressupostos teórico-filosóficos da pesquisa científica, abordando suas principais correntes e tendências. Busca refletir ainda sobre a natureza do conhecimento e os fundamentos da ciência. Pretende também desenvolver no aluno a capacidade de aplicar métodos científicos ao realizar suas pesquisas, além de habilitá-lo no emprego de normas técnicas.
Literatura e Leitor: Considerando a literatura como um fenômeno de comunicação que envolve a produção e a recepção de textos, a disciplina procura compreender a figura do leitor (e suas competências) na construção de sentidos de um texto literário, bem como sua figuração a partir de um panorama histórico. Apresenta a Estética da Recepção como um esforço de reformulação da historiografia literária e da interpretação textual a partir da reflexão sobre as relações entre autor, obra e público. Discute a recepção crítica do texto literário, considerando perspectivas diferentes da abordagem crítica, a relevância do contexto histórico, o posicionamento ideológico, estético, etc., além de promover uma discussão sobre o conceito de cânone e dos critérios de valorização da obra literária. Literatura e História: O objetivo da disciplina é discutir as relações interdisciplinares entre Literatura e História, vistas sob as perspectivas dos Estudos Culturais e da Nova História. São abordados os documentos de origem e sua importância para a compreensão da herança cultural e do processo de conquista, as relações entre o local e o global na América Latina, a ficção ibero-americana e a importância do romance histórico. Teorias do Signo: Nesta disciplina, objetiva-se empreender um estudo crítico das diferentes formulações teóricas sobre o conceito de signo e o funcionamento dos sistemas semióticos e elaborar instrumental analítico para a reflexão sobre as manifestações culturais contemporâneas. Desse modo, o foco se dirige não apenas para as noções de signo verbal e não verbal e sua história, como também para temas como referencialidade, representação, simulacro, imagem e signos multimediáticos e digitais. Interação e Multiletramentos: Discussão sobre os variados conceitos de linguagem, língua e discurso, inter-relacionados com as concepções de interação e multiletramentos a partir dos fatores psicológicos, sociais e culturais. Com base nessas concepções, propõe-se também fazer análise de produção e recepção de textos diversos. Oralidade e Escrita: Objetiva-se abordar as variadas formas de realização oral e escrita da linguagem em interação, considerando suas semelhanças e diferenças, analisando a questão da polaridade versus continuum formal e processual, linear ou dialético, entre as modalidades oral e escrita. Dar-se-á ênfase a registros de textos falados e à análise de suas condições de produção e recepção. Gêneros Discursivos: Tópicos variáveis sobre gêneros discursivos. Linguagem e Interação: Tópicos variáveis sobre linguagem e interação. Linguagem e Relações de Gênero: Tópicos variáveis sobre linguagem e relações de gênero. Literatura e Outros Sistemas de Representação: Tópicos variáveis sobre literatura e outros sistemas de representação. Teorias Críticas da Cultura: Tópicos variáveis sobre teorias críticas da cultura.
Disciplinas obrigatórias
Disciplinas eletivas
Ementas das Disciplinas
Produção e Análise de Texto: O objetivo da disciplina é refletir sobre produção e análise de textos orais e escritos, considerando tanto fatores linguísticos quanto extralinguísticos de produção textual. Para isso, é necessário discutir as diversas concepções de gêneros discursivos e textuais, bem como o funcionamento da e na linguagem em diferentes tipos de textos.
Seminários de Pesquisa em Letras: (Seminários de tópicos variáveis em Letras)