Projetos de Pesquisa Concluídos
- Projeto: Oralidade, cultura escrita e letramentos: um estudo de comunidades do Vale do Rio Verde
Descrição: Observação, registro e análise de práticas de letramento das comunidades do Vale do Rio Verde, predominantemente Três Corações e entornos. Este projeto propicia a investigação de práticas discursivas, associadas tanto aos letramentos hegemônicos quanto aos letramentos periféricos e busca conciliar o interesse acadêmico por especificidades locais com questões de natureza global, acolhendo diversos projetos de pesquisa de Mestrado, a saber: 1. Memória e identidade: uma travessia através de narrativas orais; 2. Memorial reflexivo: história e análise de uma trajetória profissional docente; 3. Letramentos múltiplos: o uso da língua em práticas discursivas no cenário urbano de uma cidade sulmineira 4. O Ensino de Artes em contexto escolar e sua relação com o desenvolvimento do processo de produção escrita. O arcabouço teórico se fundamenta em estudos de natureza interdisciplinar de cunho linguístico- discursivo, etnográfico, antropológico e sociocultural, focalizando questões do discurso, letramento, cultura e identidades e apoiando-se em autores como Bakhtin, Barton, Benjamim, Bosi, Ericson, Gumperz, Halbwachs, Heath, Schiffrin, Street e outros, cujos trabalhos venham se mostrar pertinentes ao longo desta pesquisa.
Situação: Concluído (2007-2013)
Linha de pesquisa: Discurso e Produção de Sentido
- Projeto: Discurso, memória e identidades socioculturais: um estudo de narrativas orais e/ou escritas
Descrição: Estudo das memórias articuladas às representações, observando as (re)construções de identidades que emergem nas narrativas de diferentes sujeitos. O projeto objetiva: i) coletar narrativas orais e/ou escritas produzidas nas práticas discursivas de grupos diversos; ii) analisar os discursos como trabalhos de produção de sentidos que constituem/representam identidades socioculturais e (re)constroem a memória coletiva; iii) aprofundar os estudos no campo da Psicologia Social, promovendo o diálogo com a Linguística. O arcabouço teórico é de natureza interdisciplinar abarcando abordagens de cunho linguístico-discursivo; sociocognitivos e culturais, privilegiando conceitos de Bakhtin/Voloshinov e Marková para focalizar questões acerca do linguagem/discurso e da constituição de identidades; de Moscovici focalizado aspectos relacionados às representações; de Halbwachs, Pollak e Bosi para refletir sobre memória; de Davies & Harré e Schiffrin pontuando a construção de identidades em narrativas, e de outros autores, cujas pesquisas serão incorporadas de acordo com sua pertinência ao longo da pesquisa.
Situação: Concluído (2009-2013)
Linha de pesquisa: Discurso e Produção de Sentido
- Projeto: O português falado
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por finalidade contribuir com a descrição do português falado, dando especial atenção ao falar mineiro (mas não exclusivo), suas características e aspectos sócio-históricos. Fazem parte desse projeto tanto trabalhos que tratam de fenômenos menos próprios da fala quanto aqueles que analisam suas características sócio-históricas.
Situação: Concluído (2012-2013)
Linha de pesquisa: Discurso e Produção de Sentido
- Projeto: Novas tecnologias, ensino e sociedade
Descrição: Este projeto estuda a influência das novas tecnologias na constituição do sujeito moderno, com ênfase no contexto educacional, seja presencial ou a distância. Teorias do discurso/texto, em especial aquelas que trabalham com a noção de gênero, são importantes referenciais teóricos para o estudo dos gêneros nos meios digitais e, a partir deles, da noção de sujeito que emerge e produz esses novos gêneros e que navega nesses espaços virtuais e tecnológicos.
Situação: Concluído (2011-2015)
Linha de pesquisa: Discurso e Produção de Sentido
- Projeto: Das páginas dos jornais ao livro: versões narrativas da "história feminina" nos contos de Machado de Assis
Descrição: A pesquisa propõe estudo da construção e da elaboração da personagem feminina e do narrador machadianos a partir das modificações impressas nas versões dos contos "O segredo de Augusta" (1868) e "O relógio de ouro" (1873) no Jornal das Famílias, ambos reescritos e publicados com os respectivos nomes - "Uma senhora" (1883) e "A senhora do Galvão" (1884) - na Gazeta de Notícias e em definitivo nas páginas das Histórias sem datas (1884).
Situação: Concluído (2011-2013)
Linha de pesquisa: Literatura, História e Cultura
- Projeto: Narrativa, memória, ficção
Descrição: Este projeto contempla o estudo de narrativas de memórias e/ou de ficção (e suas inter-relações) do século XIX à contemporaneidade (autores brasileiros e portugueses prioritariamente, mas não exclusivos) a partir das condições de produção e recepção de suas obras (relações entre literatura, imprensa e público), bem como questões relativas aos gêneros nas quais se inserem.
Situação: Concluído (2010-2013)
Linha de pesquisa: Literatura, História e Cultura
- Projeto: Poesia brasileira e modernidade
Descrição: Este projeto de pesquisa pretende estudar a poesia brasileira moderna que, de forma ampla, engloba desde a poesia modernista até aquela produzida em nossos dias. Para isso, dedicaremos nossos esforços ao estudo de poetas não só considerados canônicos, mas também daqueles esquecidos ou negligenciados pela crítica literária brasileira.
Situação: Concluído (2012-2013)
Linha de pesquisa: Literatura, História e Cultura
Literatura, História e Cultura
- Projeto: Literatura e outras manifestações culturais
Descrição: Este projeto propõe um diálogo intertextual e transtextual, intercambiando linguagens: literatura e filosofia, literatura e música, literatura e artes plásticas, literatura e cinema, literatura e cultura, literatura e história, privilegiando o dialogismo entre elas. Nessa linha de investigação procura-se estudar também aspectos da cultura popular e regional e suas manifestações e articulações com a literatura.
Situação: Em andamento (2010-)
Equipe docente:
Luciano Marcos Dias Cavalcanti
Cilene Margarete Pereira
Terezinha Richartz Santana
Enio Luiz de Carvalho Biaggi (2015)
Maria Elisa Rodrigues Moreira (2015-2017)
Equipe discente:
Eduardo Basílio Ribeiro (2016-2018)
Rafael de Almeida Moreira (2016-2018)
Moema Sarrapio Pereira (2016-2018)
Daniel Santos Ribeiro (2015-2017)
Ana Luiza Pereira Romanielo (2012-2014)
Francisco Antonio Romanelli (2012-2014)
- Projeto: Minas Gerais – Diálogos
Descrição: Dando continuidade ao projeto "Acervos Tricordianos", realizado nos anos de 2005 a 2007 na Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), e expandindo sua temática e seu campo de abrangência, o projeto de pesquisa "Minas Gerais - diálogos", em consonância com os objetivos do Grupo de Pesquisa de mesmo nome, propõe o estudo crítico-teórico, analítico-interpretativo e/ou comparativo de textos e autores que tenham Minas Gerais como “espaço literário” seja por ser lugar de procedência dos autores contemplados, seja por ser tematizada em escritos de autores nascidos em outras lugares, ou ainda por ser local privilegiado de publicação e difusão de certos autores não mineiros. Além do aspecto literário, este grupo também contempla o estudo das manifestações artísticas de Minas Gerais, de caráter urbano e/ou rural, priorizando o diálogo que eventualmente estabeleçam com a literatura. Destaca-se o empenho particular em “descobrir”, divulgar e valorizar autores da região de Três Corações, promovendo a cultura local. Para tanto, o projeto se organiza a partir de quatro áreas temáticas: 1. Imagens de Minas (representações); 2. Viagem a Minas (relatos de viajantes); 3. Minas em prosa e verso (estudo de autores mineiros, prosadores, poetas e compositores); 4. Manifestações culturais mineiras.
Situação: Em andamento (2011-)
Equipe docente:
Cilene Margarete Pereira (responsável)
Luciano Marcos Dias Cavalcanti
Terezinha Richartz Santana
Fernanda Aparecida Ribeiro
Marcela Verônica da Silva (2014-2015)
Fernanda Suely Muller (2013-2014)
Ana Claudia Romano Ribeiro (2011-2013)
Maria Elisa Rodrigues Moreira (2015-2017)
Equipe discente:
Elaine de Souza Pinto Rodrigues (2016-2018)
Joseli Aparecida Fernandes (2016-2018)
Paola Arcipreti (2016-2018)
Péricles Arebas Louzi (2016-2018)
Fabíola Procopio Sarrapio (2015-2017)
Aguinaldo Adolfo do Carmo (2014-2016)
Thaís Lopes Reis (2014-2016)
Aline Mara de Almeida Rocha (2014-2016)
Larissa Archanjo de Oliveira (2013-2015)
Humberto Gomes Pereira (2011-2013)
Danyelle Marques Freire da Silva (2011-2013)
Talita Carlos Tristão (2011-2013)
Teresa Cristina Martins Kobayashi (2011-2013)
- Projeto: Poéticas da memória e da ficção
Descrição: Este projeto reflete sobre os mecanismos de construção da memória e da ficção (e as relações existentes entre ambas) na tessitura dos discursos literários, a partir de textos narrativos e poéticos dos séculos XIX à contemporaneidade, considerando também suas condições de produção e recepção.
Situação: Em andamento (2012-)
Equipe docente:
Luciano Marcos Dias Cavalcanti (responsável)
Cilene Margarete Pereira
Lílian Paula Serra e Deus
Fernanda Aparecida Ribeiro (2015-2016)
Marcela Verônica da Silva (2014-2015)
Fernanda Suely Muller (2013-2014)
Ana Claudia Romano Ribeiro (2012-2013)
Equipe discente:
Eduardo Basílio Ribeiro (2016-2018)
Rafael de Almeida Moreira (2016-2018)
Moema Sarrapio Pereira (2016-2018)
Daniel Santos Ribeiro (2015-2017)
Ana Luiza Pereira Romanielo (2012-2014)
Francisco Antonio Romanelli (2012-2014)
- Projeto: Minas Gerais – Diálogos
Descrição: Dando continuidade ao projeto "Acervos Tricordianos", realizado nos anos de 2005 a 2007 na Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), e expandindo sua temática e seu campo de abrangência, o projeto de pesquisa "Minas Gerais - diálogos", em consonância com os objetivos do Grupo de Pesquisa de mesmo nome, propõe o estudo crítico-teórico, analítico-interpretativo e/ou comparativo de textos e autores que tenham Minas Gerais como “espaço literário” seja por ser lugar de procedência dos autores contemplados, seja por ser tematizada em escritos de autores nascidos em outras lugares, ou ainda por ser local privilegiado de publicação e difusão de certos autores não mineiros. Além do aspecto literário, este grupo também contempla o estudo das manifestações artísticas de Minas Gerais, de caráter urbano e/ou rural, priorizando o diálogo que eventualmente estabeleçam com a literatura. Destaca-se o empenho particular em “descobrir”, divulgar e valorizar autores da região de Três Corações, promovendo a cultura local. Para tanto, o projeto se organiza a partir de quatro áreas temáticas: 1. Imagens de Minas (representações); 2. Viagem a Minas (relatos de viajantes); 3. Minas em prosa e verso (estudo de autores mineiros, prosadores, poetas e compositores); 4. Manifestações culturais mineiras.
Situação: Em andamento (2011-)
Equipe docente:
Cilene Margarete Pereira (responsável)
Luciano Marcos Dias Cavalcanti
Terezinha Richartz Santana
Fernanda Aparecida Ribeiro
Marcela Verônica da Silva (2014-2015)
Fernanda Suely Muller (2013-2014)
Ana Claudia Romano Ribeiro (2011-2013)
Maria Elisa Rodrigues Moreira (2015-2017)
Equipe discente:
Elaine de Souza Pinto Rodrigues (2016-2018)
Joseli Aparecida Fernandes (2016-2018)
Paola Arcipreti (2016-2018)
Péricles Arebas Louzi (2016-2018)
Fabíola Procopio Sarrapio (2015-2017)
Aguinaldo Adolfo do Carmo (2014-2016)
Thaís Lopes Reis (2014-2016)
Aline Mara de Almeida Rocha (2014-2016)
Larissa Archanjo de Oliveira (2013-2015)
Humberto Gomes Pereira (2011-2013)
Danyelle Marques Freire da Silva (2011-2013)
Talita Carlos Tristão (2011-2013)
Teresa Cristina Martins Kobayashi (2011-2013)
- Projeto: Poéticas da memória e da ficção
Descrição: Este projeto reflete sobre os mecanismos de construção da memória e da ficção (e as relações existentes entre ambas) na tessitura dos discursos literários, a partir de textos narrativos e poéticos dos séculos XIX à contemporaneidade, considerando também suas condições de produção e recepção.
Situação: Em andamento (2012-)
Equipe docente:
Luciano Marcos Dias Cavalcanti (responsável)
Cilene Margarete Pereira
Lílian Paula Serra e Deus
Fernanda Aparecida Ribeiro (2015-2016)
Marcela Verônica da Silva (2014-2015)
Fernanda Suely Muller (2013-2014)
Ana Claudia Romano Ribeiro (2012-2013)
Maria Elisa Rodrigues Moreira (2015-2017)
Equipe discente:
Kelcilene Aparecida Bastos (2016-2018)
Sheila dos Santos Silva (2015-2017)
Letícia Veiga Vasques (2014-2016)
Diogo Nonato Reis Pereira (2012-2014)
Cristiane Silva Fontes (2011-2013)
- Projeto: Minorias em representações culturais brasileiras
Descrição: Este projeto pretende analisar como os grupos minoritários – especialmente aqueles relacionados à questão de gênero, opção sexual, classe social, raça e deficiência – são representados em contextos culturais brasileiros, dando especial atenção à literatura. Na presente abordagem, procura-se destacar que os artefatos culturais podem contribuir para a manutenção dos estereótipos sociais ou para subverter a ordem instituída.
.
Situação: Em andamento (2015-)
Equipe docente:
Terezinha Richartz Santana (responsável)
Equipe discente:
Vanessa Siqueira Corgosinho de Carvalho (2016-2018)
Equipe discente:
Kelcilene Aparecida Bastos (2016-2018)
Sheila dos Santos Silva (2015-2017)
Letícia Veiga Vasques (2014-2016)
Diogo Nonato Reis Pereira (2012-2014)
Cristiane Silva Fontes (2011-2013)
- Projeto: Minorias em representações culturais brasileiras
Descrição: Este projeto pretende analisar como os grupos minoritários – especialmente aqueles relacionados à questão de gênero, opção sexual, classe social, raça e deficiência – são representados em contextos culturais brasileiros, dando especial atenção à literatura. Na presente abordagem, procura-se destacar que os artefatos culturais podem contribuir para a manutenção dos estereótipos sociais ou para subverter a ordem instituída.
.
Situação: Em andamento (2015-)
Equipe docente:
Terezinha Richartz Santana (responsável)
Equipe discente:
Vanessa Siqueira Corgosinho de Carvalho (2016-2018)
Discurso e produção de sentido
- Projeto: Estudos de textos orais e escritos a partir das teorias do discurso
Descrição: O projeto se propõe a analisar textos orais e escritos e multimodais a partir das concepções de diversas teorias do texto/discurso. É comum a tais perspectivas teóricas a ideia de que o texto e o discurso possuem uma organização particular, uma estrutura. Assim, procura-se observar tanto a constituição desses textos quanto suas relações com a situação concreta em que ocorrem, entendendo-a como as condições (sejam espaciais, temporais, ideológicas, etc.) que incidem sobre a produção discursiva.
Situação: Em andamento (2010-)
Equipe docente:
Eliane Feitoza Oliveira (responsável)
Renan Belmonte Mazzola
Maria Alzira Leite (2014-2017)
Gleicione Aparecida Dias Bagne de Souza
Juliana Vieira Chalub (2015-2016)
Conrado Moreira Mendes (2014-2015)
Sueli Maria Ramos da Silva (2012-2014)
Assunção Aparecida Laia Cristóvão (2012-2013)
Lilian Teixeira de Souza (2012-2013)
Equipe discente:
Roberta Fávaro (2016-2018)
Miriã Costalonga Mac Intyer Siqueira (2016-2018)
Diego Henrique Alexandre (2014-2016)
Namar Oliveira Silva Figueiredo (2011-2013)
Ana Paula Campos (2011-2013)
- Projeto: Logos - Estudos de língua, linguagem e discurso
Descrição: Considerando as peculiaridades culturais e os traços característicos do falar mineiro, este projeto – originário de um Grupo de Pesquisa de mesmo nome – objetiva discutir práticas discursivas, linguísticas e identitárias no âmbito cultural do estado de Minas Gerais a partir de três eixos temáticos: 1.Multiletramentos (práticas e eventos); 2. Gêneros e suporte; 3. Textos e Discursos.
Situação: Em andamento (2012-)
Equipe docente:
Maria Alzira Leite (2014-2017)
Thayse Figueira Guimarães
Renan Belmonte Mazzola
Eliane Feitoza Oliveira
Juliana Vieira Chalub (2015-2016)
Jocyare Cristina Pereira de Souza (2014-2015)
Conrado Moreira Mendes (2014-2015)
Sueli Maria Ramos da Silva (2012-2014)
Carolina Padilha Fedatto (2013)
Assunção Aparecida Laia Cristóvão (2012-2013)
Lilian Teixeira de Souza (2012-2013)
Equipe discente:
Descrição: O projeto se propõe a analisar textos orais e escritos e multimodais a partir das concepções de diversas teorias do texto/discurso. É comum a tais perspectivas teóricas a ideia de que o texto e o discurso possuem uma organização particular, uma estrutura. Assim, procura-se observar tanto a constituição desses textos quanto suas relações com a situação concreta em que ocorrem, entendendo-a como as condições (sejam espaciais, temporais, ideológicas, etc.) que incidem sobre a produção discursiva.
Situação: Em andamento (2010-)
Equipe docente:
Eliane Feitoza Oliveira (responsável)
Renan Belmonte Mazzola
Maria Alzira Leite (2014-2017)
Gleicione Aparecida Dias Bagne de Souza
Juliana Vieira Chalub (2015-2016)
Conrado Moreira Mendes (2014-2015)
Sueli Maria Ramos da Silva (2012-2014)
Assunção Aparecida Laia Cristóvão (2012-2013)
Lilian Teixeira de Souza (2012-2013)
Equipe discente:
Roberta Fávaro (2016-2018)
Miriã Costalonga Mac Intyer Siqueira (2016-2018)
Diego Henrique Alexandre (2014-2016)
Namar Oliveira Silva Figueiredo (2011-2013)
Ana Paula Campos (2011-2013)
- Projeto: Logos - Estudos de língua, linguagem e discurso
Descrição: Considerando as peculiaridades culturais e os traços característicos do falar mineiro, este projeto – originário de um Grupo de Pesquisa de mesmo nome – objetiva discutir práticas discursivas, linguísticas e identitárias no âmbito cultural do estado de Minas Gerais a partir de três eixos temáticos: 1.Multiletramentos (práticas e eventos); 2. Gêneros e suporte; 3. Textos e Discursos.
Situação: Em andamento (2012-)
Equipe docente:
Maria Alzira Leite (2014-2017)
Thayse Figueira Guimarães
Renan Belmonte Mazzola
Eliane Feitoza Oliveira
Juliana Vieira Chalub (2015-2016)
Jocyare Cristina Pereira de Souza (2014-2015)
Conrado Moreira Mendes (2014-2015)
Sueli Maria Ramos da Silva (2012-2014)
Carolina Padilha Fedatto (2013)
Assunção Aparecida Laia Cristóvão (2012-2013)
Lilian Teixeira de Souza (2012-2013)
Equipe discente:
Andrea de Rezende Arantes Furtado (2016-2018)
Edimara Graciele de Andrade (2016-2018)
Luciana Andrade Miranda (2015-2017)
Alessandra Alves de Carvalho Nogare (2014-2016)
Roberto Junho de Carvalho (2013-2015)
Roberta Menezes Figueiredo (2013-2015)
Magna Leite de Carvalho (2012-2014)
Virgínia de Martins Carbonièri (2012-2014)
Adriana Pryscilla Duarte de Melo (2011-2013)
- Projeto: Argumentação e discurso nas produções sociais de sentido
Descrição: Este projeto pretende estudar os efeitos da argumentação nos diversos gêneros discursivos da contemporaneidade. Nesse sentido, pretendemos selecionar objetos derivados de diversas fontes – como mídia impressa, mídia televisiva, mídia digital, propagandas, catálogos diversos, obras literárias, etc. – para analisá-los a partir de mirantes teóricos que contemplem a relação argumentação e discursividade: desde Aristóteles, em sua obra clássica Retórica, passando pelos estudos de Estilística, das figuras, da Retórica Nova, da Retórica Contemporânea e também, por fim, das diversas vertentes da Análise do Discurso, que encontraram em conceitos forjados na Antiguidade (como a noção de éthos, por exemplo) uma produtividade enorme para a análise dos discursos contemporâneos.
Situação: Em andamento (2015-)
Equipe docente:
Renan Belmonte Mazzola (responsável)
Juliana Vieira Chalub (2015-2016)
Maria Alzira Leite (2014-2017)
Thayse Figueira Guimarães
Gleicione Aparecida Dias Bagne de Souza
Equipe discente:
Emanuel José dos Santos (2016-2018)
Ana Miriam Carneiro Rodriguez (2015-2017)
Paulo Afonso Ribeiro Daher Junior (2015-2017)
- Projeto: Práticas discursivo-interacionais, letramentos e a construção de identidades sociais e culturais
Edimara Graciele de Andrade (2016-2018)
Luciana Andrade Miranda (2015-2017)
Alessandra Alves de Carvalho Nogare (2014-2016)
Roberto Junho de Carvalho (2013-2015)
Roberta Menezes Figueiredo (2013-2015)
Magna Leite de Carvalho (2012-2014)
Virgínia de Martins Carbonièri (2012-2014)
Adriana Pryscilla Duarte de Melo (2011-2013)
- Projeto: Argumentação e discurso nas produções sociais de sentido
Descrição: Este projeto pretende estudar os efeitos da argumentação nos diversos gêneros discursivos da contemporaneidade. Nesse sentido, pretendemos selecionar objetos derivados de diversas fontes – como mídia impressa, mídia televisiva, mídia digital, propagandas, catálogos diversos, obras literárias, etc. – para analisá-los a partir de mirantes teóricos que contemplem a relação argumentação e discursividade: desde Aristóteles, em sua obra clássica Retórica, passando pelos estudos de Estilística, das figuras, da Retórica Nova, da Retórica Contemporânea e também, por fim, das diversas vertentes da Análise do Discurso, que encontraram em conceitos forjados na Antiguidade (como a noção de éthos, por exemplo) uma produtividade enorme para a análise dos discursos contemporâneos.
Situação: Em andamento (2015-)
Equipe docente:
Renan Belmonte Mazzola (responsável)
Juliana Vieira Chalub (2015-2016)
Maria Alzira Leite (2014-2017)
Thayse Figueira Guimarães
Gleicione Aparecida Dias Bagne de Souza
Equipe discente:
Emanuel José dos Santos (2016-2018)
Ana Miriam Carneiro Rodriguez (2015-2017)
Paulo Afonso Ribeiro Daher Junior (2015-2017)
- Projeto: Práticas discursivo-interacionais, letramentos e a construção de identidades sociais e culturais
Descrição: O momento da interação tem sido visto como um lócus privilegiado para estudos que focalizem a dinâmica e a complexidade da vida social. Para Bakhtin/Valochinov (1929) a verdadeira substancia da língua está constituída no fenômeno da interação (verbal ou escrita) realizada na enunciação. Desse modo, toda palavra implica e se apoia em duas extremidades, é proferida por alguém (enunciador) e se dirige a alguém (co-enunciador), constituindo-se, portanto, produto da interação. Seja em contextos de falas espontâneas e institucionais, em interações escritas ou naquelas que são um híbrido entre o oral, o escrito e o imagético; pela linguagem performamos nossas ações, construímos nossas identidades e nos inserimos em práticas culturais. Com base em uma perspectiva sociointeracional do discurso (Bakhtin, 2003; Austin, 1962; Goffman, 1959), da visão de letramento como prática sociocultural (Street, 1994) o presente projeto de pesquisa objetiva analisar textos orais, escritos e verbo-visuais, buscando observar as marcas das identidades sociais e culturais que são mobilizadas nas escolhas linguísticas, paralinguísticas e não-linguísticas dos textos focalizados. Busca-se investigar práticas discursivo-interacionais associadas a diversas práticas de letramentos, construindo um olhar qualitativo e situado que considere as diferenças culturais, sociais, linguísticas e de significações de diferentes grupos, situações ou comunidades investigadas. Especificamente, reivindica-se um arcabouço teórico de natureza interdisciplinar, agregando contribuições da área dos estudos linguístico-discursivos, dos Estudos Culturais, da Sociologia, da Antropologia, dos Estudos Queer, da Educação e da Psicologia. Entre outros, apoiamo-nos em autores como Goffman, Gumperz, Foucault, Bakhtin, Bauman, Street, Butler, Bhabha, Geertz, Giddeens, Santos, Louro, por entendermos que seus trabalhos podem apresentar reflexões teóricas pertinentes à observação da construção discursiva das identidades sociais e culturais, tendo em vista as práticas de letramento em que ocorrem.
Situação: Em andamento (2015-)
Equipe docente:
Thayse Figueira Guimarães (responsável)
Eliane Feitoza Oliveira
Equipe discente:
Lazara Aparecida Andrade dos Santos (2016-2018)
Equipe docente:
Thayse Figueira Guimarães (responsável)
Eliane Feitoza Oliveira
Equipe discente:
Lazara Aparecida Andrade dos Santos (2016-2018)