No dia 8 de junho, foi realizado o 3º Simpósio de Língua e Literatura, evento organizado pelo CEFET-Varginha. O objetivo do evento era refletir sobre multiletramento e multimodalidade, discutindo suas particularidades e implicações. Na ocasião, a Profa. Dra. Cilene Pereira coordenou o GT Linguagens, arte, política: leitura(s) de mundo, que, partindo do entendimento de leitura como prática social, buscou reunir trabalhos que refletissem sobre as variadas formas de leitura/reflexões do mundo por meio das relações entre linguagens artísticas (Literatura, Cinema, Música, Artes Plásticas, etc.) e política, considerando articulações com outros saberes e disciplinas.

Neste GT, foram apresentados sete trabalhos, entre os quais estavam os das mestrandas, Thainara Couto e Flávia Santos, derivados de suas dissertações em andamento no Programa de Mestrado em Letras. O trabalho de Thainara, intitulado “Gênero e violência em duas narrativas de Wander Piroli”, examinou os contos “Oh, Deus de misericórdia” e “O serralheiro Zuenir e a professora Helena” a partir da ótica da “violência simbólica” (BOURDIEU, 2011) e das relações de dominação associadas aos gêneros. Já o trabalho de Flávia, denominado “A crônica de Fernando Bonassi: leitura de um mundo violento” refletia sobre a crônica “Meu encontro com Deus”, na qual um sujeito, não identificado, destaca seu abandono familiar e sua inadequação social. As duas pesquisas são orientadas, respectivamente, pelos professores Cilene Pereira e Luciano Cavalcanti.

No mesmo GT, a Mestra em Letras Stephany Porto apresentou resultados finais de sua pesquisa, defendida em fevereiro de 2019, sob orientação da professora Cilene. Em sua comunicação, “Ordem patriarcal e decadência em Lya Luft: uma leitura de Reunião de família”, ela apresentou uma discussão do romance citado a partir do exame do processo de violência paterna, destacando, ainda, dois aparelhos ideológicos importantes, Escola e Família (ALTHUSSER, 1980).

simposio letras 6

Além destes trabalhos, Cilene e sua orientada de Iniciação Científica, Domynique Esposit,o apresentaram o resultado final da pesquisa realizada entre março de 2018 e fevereiro de 2019, relativa à poesia Slam. Na comunicação “Espaço feminino nas competições de poesias Slam: discurso de resistência na performance de Gabz”, as pesquisadoras destacaram a projeção do “lugar de fala” (RIBEIRO, 2017) na denúncia da violência contra a mulher negra da periferia e como o Slam tem se convertido em uma espécie de subpolítica.

Em outros grupos de trabalho do evento, as mestras em Letras pela UninCor, Joseli Fernandes e Elaine Rodrigues, apresentaram a comunicação “Rap: instrumento de liberação e reconhecimento da comunidade negra”; o mestrando, Ícaro Oliveira, discutiu “A figura feminina no rap de Djonga”, trabalho derivado de sua dissertação em andamento, sob orientação da Profa. Dra. Cilene Pereira; e a mestranda, Silvani Santos apresentou a comunicação “Multiletramentos, um contexto em Três Corações”, pesquisa também em desenvolvimento no Mestrado em Letras, sob orientação da Profa. Dra. Amanda Marchon.

No mesmo evento, dois ex-alunos do Mestrado em Letras, os Mestres Rafael Almeida e Adriana Duarte ofertaram workshops sobre “Criação de conteúdo audiovisual na web para fins acadêmicos” e “Literatura infantil”, respectivamente.