A UninCor realizou, entre os dias 24 a 26 de outubro, a oitava edição do Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura, organizado pela área de Letras da Universidade Vale do Rio Verde.

O evento contou com a apresentação de cerca de 120 comunicações, distribuídas em 11 grupos de trabalhos e 3 mesas de projetos, com a presença de 27 instituições de ensino superior e centros de pesquisa do país.

Os grupos de trabalhos, organizados por professores doutores da casa e de outras instituições, versaram sobre temas variados, dos quais se destacam relações entre poesia e música popular brasileira, abordagens textuais e discursivas na mídia e na política, experiências sociodiscursivas de identidade, estudos de memórias, processos transculturais, relações entre literatura, livro e leitor no ciberespaço, o temário da família na tradição literária brasileira, interseccionalidade entre gênero, raça/etnia e classe social, estudos de literatura medieval, entre outros.

encontro tricordiano mestrado letras01

Para uma das coordenadoras gerais do evento, professora Doutora Cilene Pereira, idealizadora do Encontro Tricordiano, “o formato adotado pela reunião científica busca colocar em destaque as pesquisas em andamento na área de Letras em nosso país, organizando a discussão por meio de debates específicos, que são bastante pertinentes para pensar o Brasil hoje. Nossa área traz uma contribuição fundamental ao apontar temas como gênero, diversidade sexual e construção de identidades, o papel da arte no mundo contemporâneo como formadora de consciência política e social, o descortinamento ideológico dos discursos, sobretudo com vistas à manipulação das pessoas”, pontua a pesquisadora.

Além das discussões motivadas pelos trabalhos apresentados, o evento contou com ainda com 5 cursos e oficinas, além de lançamento de livros de professores convidados e de docentes da UninCor.