O Programa de Mestrado em Letras participou do II Encontro Foucault e Discurso no Brasil, que ocorreu entre os dias 11 e 14 de julho, na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, campus Araraquara-SP. O encontro mobilizou diversos pesquisadores, professores, estudantes e especialistas sobre os estudos de Michel Foucault no campo em que confluem a linguagem e a política, ou seja, o campo do discurso político. A temática que norteou o encontro foi “Discursos lisos como pedra: a insurreição de saberes dominados”.  

O professor Renan Mazzola apresentou os resultados de suas pesquisas desenvolvidas na UninCor, no quadro da mesa-redonda “Discurso, verdade, subjetividade”, apresentando o trabalho intitulado “Pela minha família, eu voto sim: discurso e retórica na votação de impeachment de Dilma Rousseff pela Câmara”, ao lado dos professores Pedro Navarro (UEM-Maringá) e Cleudemar Fernandes (UFU-Uberlândia).

As mesas-redondas visavam reunir trabalhos teóricos ou resultados de investigações, em andamento e/ou concluídos, que pudessem contribuir para compreensão do funcionamento do discurso político contemporâneo, que rege as práticas governamentais e produzem efeitos de verdade no campo político e social, e configura o quadro político instável que norteia o país neste momento.

Além da mesa-redonda, o professor participou de Fórum de debates de pesquisas em andamento realizadas em diversas universidades brasileiras, uma vez que o evento tem abrangência nacional, e participou também de duas bancas de qualificação de mestrado realizadas durante o evento científico, a convite da coordenadora do evento e orientadora de ambos os discentes que estavam qualificando. São eles o mestrando Rafael da Cól, que submeteu para qualificação o trabalho intitulado “Análise do discurso fílmico pela lente foucaultiana: uma arquegenealogia da homossexualidade em filmes do cinema brasileiro”; e o mestrando Yuri Mello, que submeteu para qualificação o trabalho intitulado “Broadcasting yourself: a construção do sujeito por meio da fala de si no Youtube”.