Docentes e discentes do Programa de Mestrado em Letras participaram I Congresso Internacional de Ficção, Identidade e Discurso, em São Luís do Maranhão, com a organização de 4 mesas redondas e 10 comunicações, entre os dias 1 a 4 de agosto.

No primeiro dia do evento, 1.º de agosto, a professora Maria Alzira Leite coordenou a mesa “Memórias e discursos: estudos sobre as representações nas teias identitárias”, composta pelos trabalhos “Representações docentes em olhares do eu e do outro: memórias delineadas por (re)construções identitárias, da professora Maria Alzira; “Memórias e representações no discurso político”, da mestranda em Letras pela UninCor Ana Mirian Rodrigues – derivado de sua pesquisa de Mestrado; e “Representações socais e circulação de imagens docentes”, da professora Janaina Bicalho da UFMS.

No dia 02 de agosto, a professora Maria Elisa Rodrigues Moreira coordenou a mesa-redonda “Exercícios de adaptação: da literatura ao cinema, do cinema à literatura”, relacionada com o projeto de pesquisa “Literatura e outras manifestações culturais”, sob sua responsabilidade. A mesa-redonda promoveu um debate acerca das relações entre literatura e cinema, assim como sobre os limites e possibilidades do conceito de adaptação, sendo composta pelos seguintes trabalhos: “Do Chefão de Puzo ao Chefão de Coppola: a adaptação de Don Vito Corleone para as telas do cinema”, de Daniel Santos Ribeiro, mestrando em Letras pela UninCor; “Adaptação ‘às avessas’: o cinema das palavras em O beijo da mulher aranha, de Manuel Puig”, de Juan Ferreira Fiorini, mestrando em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia; e “Um olhar sobre o universo narrativo de Star Wars: os livros ilustrados de Jeffrey Brown”, da própria professora Maria Elisa, com resultados parciais de pesquisa que ela começou a desenvolver neste ano.

No mesmo dia 02 de agosto, a professora Maria Alzira Leite apresentou a comunicação “Da sedução à identificação: a mídia orientando emoções”, na sessão reservada a comunicações individuais. No trabalho, a professora refletiu sobre do modo de organização de determinados gêneros discursivas/textuais que circulam na mídia.

No dia 03 de agosto, o professor Luciano Cavalcanti coordenou a mesa-redonda “Literatura e imaginação na Literatura Brasileira”, na qual o tema foi discutido a partir de três trabalhos: “Memória e mito: uma leitura dos Sonetos XV, XVI e XVII de Invenção de Orfeu, de Jorge de Lima”, apresentado pelo professor Luciano Cavalcanti; “Memória e imaginação em Confissões de uma viúva moça, de Machado de Assis”, da professora Cilene Pereira; e “Memória, historia, ficção: aproximações e distanciamentos em Cittá Di Roma, de Zélia Gattai”, de Sheila Santos, mestranda em Letras pela UninCor. Todos os trabalhos são derivados de investigações no Projeto de Pesquisa “Poéticas da memória e da ficção”, coordenador pelo professor Luciano Cavalcanti.

No dia 04 de agosto, último dia do evento, a professora Cilene Pereira coordenou a mesa-redonda “Literatura de Minas vozes esquecidas”, com o objetivo de refletir sobre a literatura mineira não canônica. A mesa contou com a participação de três trabalhos: “O incognoscível e a revelação poética em Canto da hora amarga, Cancioneiro e O espelho e a musa, de Emílio Moura”, apresentado pelo professor Luciano Cavalcanti; “A poética da violência em Wander Piroli”, da professora Cilene Pereira; e “Imagens e representações da casa nos escritos de Carolina Maria de Jesus”, de Aline Arruda, professora do IFSULMINAS. Os três trabalhos estão relacionados ao projeto e grupo de pesquisa “Minas Gerais – Diálogos”, coordenado pela professora Cilene Pereira e cadastrado no Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq.