Neste semestre, o Programa de Mestrado em Letras, considerando os preceitos de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade, agregou como uma das suas atividades o desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica Júnior com alunos do Colégio de Aplicação

Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio, tiveram a oportunidade de concorrer a bolsas do projeto, realizando atividades de pesquisa, orientados pelos professores do mestrado. As alunas Giovanna Amorim e Yasmin Pereira estão desenvolvendo pesquisa sobre a Representação da Mulher na Mídia Brasileira. Em outro trabalho, os alunos Emerson Nogueira e João Vitor Afonso pesquisam o Ativismo Político da Juventude Brasileira na Atualidade.

Como parte do projeto, a graduanda do Curso de Psicologia, Naomy Amorim Gomes, que desenvolve estudos sobre “Os Letramentos Digitais e as Identificações Sociais”, foi convidada para trazer um pouco da pesquisa que vem realizando e ampliar as discussões realizadas com os alunos.

Para a professora Thayse Figueira Guimarães, que coordena as atividades, "a Iniciação Científica Júnior é sempre um desafio aos alunos de Ensino Médio no campo da pesquisa. A importância desse caminho é inegável na descoberta de novos talentos e nós tivemos boas surpresas com esses estudantes. Nossa intenção é criar uma cultura científica no Ensino Médio com a finalidade de contribuir para a formação de cidadãos plenos, conscientes e participativos".