Durante o evento, foi realizado o lançamento do III Concurso de Qualidade de Café de Três Corações

III Encontro Regional Sustentabilidade em Recursos Hídricos da UninCor reuniu, de 29 de maio a 1º de junho, acadêmicos, professores, produtores rurais, empresários e representantes do poder público para dialogar e propor temas ligados ao uso responsável da água e à agricultura consciente e sustentável. O evento é promovido pelo Programa de Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos e pelos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental e Sanitária da universidade.A Coordenadora do programa, Marília Carvalho de Melo, considerou positiva a participação de todos em mais uma edição do evento. "Não existe uma agricultura produtiva sem uma gestão de águas adequada nas propriedades rurais. Nosso encontro conseguiu integrar o conhecimento científico, técnico e acadêmico com a prática profissional e propor estratégias cada vez mais eficientes, com participação do poder público, produtores e profissionais da área, na busca de melhores resultados de produção de maneira sustentável", analisou.

III encontro 7

A palestra magna sobre 'Água e Agronegócio: parceria estratégica' foi ministrada pela secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais, Ana Maria Valentini. "Essa discussão é muito importante porque a água, além de fundamental para a manutenção da vida, é o nosso insumo de produção mais importante. Ter mais e mais pessoas preocupadas em buscar soluções para uma gestão racional desses recursos hídricos nos traz muita alegria e esperança de que vamos conseguir, cada vez mais, produzir alimentos com sustentabilidade e responsabilidade", comentou.A programação contou com diversas palestras, seminários e minicursos sobre gestão de recursos hídricos e irrigação; oportunidades e desafios da agricultura irrigada; agricultura 4.0 e o uso de softwares para o manejo da irrigação. Além disso, houve visita técnica a propriedades rurais como forma de evidenciar o potencial produtivo da região ao utilizar estratégias de manejo e irrigação de forma otimizada e consciente.

III Concurso de Qualidade de Café

Na cerimônia de abertura, foi anunciado o III Concurso de Qualidade de Café de Três Corações, realizado pela UninCor em parceria com a Emater. A iniciativa analisa as amostras e premia os melhores produtores de café da região que abastecem os mais rigorosos mercados interno e externo. Para participar, os produtores devem procurar a Emater Três Corações e realizar a inscrição nas categorias café natural e café cereja descascado.

Para o coordenador do curso de Agronomia, Ramiro Machado Rezende, o concurso visa incentivar a produção de cafés de qualidade no Sul de Minas. "Com o mercado cada vez mais competitivo, a produção de cafés especiais é extremamente importante para o produtor agregar valor no produto e garantir melhor rentabilidade", analisou.