No dia 27 de abril, 36 alunos do Ensino Fundamental II (6°, 7°, 8° e 9° anos) da Escola Municipal Oneida Junqueira, conhecida popularmente como Escola da Cobiça, visitaram e fizeram diversas atividades na Fazenda Experimental da UNINCOR. A iniciativa partiu da diretora da escola, Profa. Sarah Ferreira Silva, que procurou a instituição sugerindo a parceria.

O objetivo principal da visita foi conhecer o Projeto Bolsa Verde e aprender na prática como fazer uma horta. A intenção é que os próprios alunos, que permanecem na escola em tempo integral, fiquem responsáveis pelo cultivo para o próprio alimento que é consumido no horário escolar, entre as 8h e as 15h. 

Eles foram conduzidos em visita guiada pelo Prof. Luiz Antônio Andryatta Ayres, que é coordenador do curso de Agronomia da UNINCOR. Tiveram acesso tanto à parte veterinária, quanto à agronômica. Visitaram a ordenha, suinocultura, avicultura, baias dos equinos. Conheceram o Hospital Veterinário, apresentado a eles pela acadêmica Laila Soares, do 9° período do curso de Medicina Veterinária, que explicou toda a rotina do hospital.  

A atividade contou com o apoio do Núcleo de Estudos e Práticas Agrícolas (NEPAC), com a presença das acadêmicas Amanda de Souza Fernandes, Mayara Aparecida Rebelo Bueno e Maria Clara Saito. 

Os jovens foram orientados pelas supervisoras de prática do curso de Agronomia, Milena Amizalak e Pauliane de Souza Divino sobre como preparar os canteiros, fazer os plantios e os cuidados necessários para terem uma horta produtiva. Ao final, os próprios alunos da Escola da Cobiça fizeram plantio de mudas de beterraba, salsinha, cebolinha e alface na Fazenda da UNINCOR. 

O Prof. Luiz Ayres disse que as atividades foram bastante proveitosas e que os alunos, tanto da UNINCOR, quanto da Escola da Cobiça gostaram muito. O coordenador agradece, em nome da instituição à Profa. Sarah por ter procurado a UNINCOR para essa parceria e por todo o apoio. Ele agradece, também, ao coordenador do curso de Medicina Veterinária, Camillo Francesco Cesare Canella Filho, à Soraya Ferreira Abdo Silva pela gestão administrativa da Fazenda e aos demais colaboradores da Fazenda Experimental da UNINCOR e do setor de Infraestrutura que estiveram envolvidos nessa ação. "Ninguém faz nada sozinho. Todos ajudaram de alguma forma", comenta o coordenador.

O NEPAC irá auxiliar na preparação e fará o acompanhamento do canteiro da Fazenda da Cobiça.