aluno ciencia computacao computadorAssim como o restante do planeta, o estudante do 7° período do curso de Ciência da Computação da UninCor, Lucas Elias do Prado não imaginava que um dia não poderia mais ir à universidade e até mesmo ao seu local de trabalho pela chegada de um vírus com capacidade de adoecer gravemente e até mesmo de tirar a vida das pessoas. 

Estudante de um curso totalmente voltado à tecnologia, Lucas cogitou trancar a matrícula, pois não tinha computador em casa, onde deveria assistir às aulas remotas. “A pandemia me pegou de surpresa, eu era servidor público, utilizava o computador no trabalho e na faculdade. Quando veio a covid e as aulas remotas, comecei a acompanhar pelo celular, já que não tinha um computador. Estudo Ciência da Computação e para as atividades o celular não era suficiente”, conta o jovem. 

Prestes a trancar o curso, conversou com a coordenadora, a Prof. Maria Carolina Silva Castro Oliveira e com a professora Priscila Ligabó, que era responsável pelo Projeto Lixo Eletrônico e ficou sabendo que havia um computador para ser doado para alguma instituição do município e que poderia ser emprestado a ele. 

O projeto tem como objetivo a coleta e aproveitamento de lixo eletrônico e em Três Corações a UninCor é a referência para quem deseja se livrar daquele computador antigo, ou da televisão que não usa mais. Os integrantes do projeto fazem a triagem de equipamentos que estejam em funcionamento, com o intuito de reutilizá-los e realizar doações a instituições. O lixo não utilizável é descartado junto a uma empresa parceira responsável por este tipo de coleta, que reverte em recursos para o projeto. Um desses computadores reaproveitados foi o que fez com que Lucas continuasse no curso. “Eu me senti amparado, já que no momento eu não poderia comprar um computador. Não imaginava que eles me emprestariam, que eu teria isso e me ajudou bastante”, comentou o estudante.

Lucas fez parte do Grupo de Estudos em Sustentabilidade e Tecnologia (GEST), pelo qual é desenvolvido o Projeto Lixo Eletrônico e participou de dois projetos do grupo, sendo um deles o do Lixo Eletrônico e outro projeto pelo qual os alunos desenvolveram uma brinquedoteca virtual

O futuro cientista da computação agradece às professoras Maria Carolina e Priscila, e exalta a iniciativa do projeto. “Muita coisa boa acontece quando há pessoas com bons propósitos e dispostas. Esse projeto surgiu disso, graças à Carol e à Priscila. O tempo passa, alunos passam, mas esse trabalho fica”, completa o aluno.