Capa lixo eletroninco

O curso de Ciência da Computação da UninCor, através do Grupo de Estudos em Sustentabilidade e Tecnologia (GEST), tem um projeto de coleta e aproveitamento de lixo eletrônico e em Três Corações é o local de referência para quem deseja se livrar daquele computador antigo, ou da televisão que não usa mais. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Três Corações é parceira do projeto, o que viabiliza várias ações envolvendo as duas instituições.

O projeto visa realizar a triagem de equipamentos que estejam em funcionamento, com o intuito de reutilizá-los e realizar doações a instituições. O lixo não utilizável é descartado junto a uma empresa parceira responsável por este tipo de coleta, que reverte em recursos para o projeto.

“Nosso foco é em equipamentos eletrônicos que, apesar de não serem mais úteis para a pessoa, possam ajudar outras na inclusão digital. Sabemos que hoje vivemos conectados e não participar disso exclui pessoas digitalmente, podendo até tirar oportunidades de trabalho dessas pessoas, que acabam não sendo vistas pela sociedade. Os materiais eletrônicos que não são usados e estão guardados podem ter dois destinos: acabar virando lixo eletrônico ou se tornar meio de informação e diversão para outras pessoas”, explica a coordenadora do curso de Ciência da Computação da UninCor, Prof. Maria Carolina Silva Castro Oliveira.

O grupo de estudos GEST foi concebido com o intuito de proporcionar aos alunos do curso de Ciência da Computação a oportunidade de conhecer e trabalhar com novas ferramentas de programação, além de conscientizar sobre a importância de se preservar o meio ambiente. Além disso, o projeto é uma forma da UninCor colaborar com a comunidade e ao mesmo tempo beneficiar seus discentes, dando a oportunidade de conhecer e aperfeiçoar outras habilidades.

Para quem tiver interesse em doar, os pontos de coleta em Três Corações são: UninCor, Escola Estadual Américo Dias e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.