consulta pre natal

A Liga Acadêmica de Saúde da Mulher - Te Liga Mulher (TELM) do curso de Enfermagem da UninCor Três Corações realizou palestra on-line para as enfermeiras das Estratégias de Saúde da Família do município com o tema “Consulta de Enfermagem de Pré-Natal de Baixo Risco”. Apresentaram a palestra as ligantes Camila Lopes Florêncio e Bruna Alzira de Souza Costa.

A professora Susinaiara Vilela, uma das responsáveis pela Liga, disse que as alunas se saíram muito bem na apresentação, com propriedade no assunto. O resultado foi tão positivo que a Liga se ofereceu para ir aos PSFs realizar aulas práticas. “Algumas enfermeiras não têm muita destreza em fazer exame físico da gestante, palpação abdominal, ausculta de BCF, o exame físico mesmo”, explica a professora. 

Camila, uma das ligantes que ministrou a palestra diz que foi uma oportunidade gratificante de troca de conhecimento. “A palestra foi de extrema importância acerca do papel que o enfermeiro exerce nas Unidades Básicas de Saúde. Foi muito gratificante poder transmitir um pouco do conhecimento que venho adquirindo ao decorrer desses cinco anos e poder contribuir com o aprendizado da equipe de saúde, enfatizando o papel dos profissionais de Enfermagem e sua magnitude na assistência ao pré-natal, pois atuam em uma de suas atividades indispensáveis, atendendo às necessidades das gestantes, e esse momento proporcionou-lhes conhecimentos sobre a importância e a precisão do pré-natal, e sobre o quanto isso influencia a saúde das gestantes. Aguardo ansiosamente por outras oportunidades que possam contribuir para o crescimento profissional da equipe e o meu”.

Bruna também comentou sobre a experiência. “Poder apresentar junto a minha colega Camila e a Professora Susinaiara o evento aos enfermeiros da cidade de Três Corações foi um privilégio inenarrável, um momento enriquecedor, no qual pude transmitir a eles um pouco do meu conhecimento obtido durante a graduação e encontros de estudos com a Liga de saúde da Mulher. Durante a apresentação foram comentados tópicos como o atendimento ao pré-natal pautado em conhecimentos científicos, humanização, primeiro contato da mulher na UBS, papel do enfermeiro e as ações da consulta de pré-natal. O objetivo dessa capacitação foi contribuir com informações para que durante o período gestacional a mulher tenha um atendimento satisfatório e que nós, profissionais de saúde, estejamos preparados e dispostos a ofertar um serviço de qualidade”, disse a aluna. 

A Liga Acadêmica de Saúde da Mulher foi criada em 2019 na UninCor Três Corações, com o intuito de promover encontros quinzenais com acadêmicos de Enfermagem para facilitar o aprendizado teórico e prático na área de Ginecologia e Obstetrícia, além de promover reflexões práticas acerca de assuntos científicos e de relevância acadêmica e para a sociedade tricordiana.