materia liga saude mulher 1

A Liga Acadêmica de Saúde da Mulher – Te Liga Mulher – TELM – foi criada em 2019, na UninCor Três Corações, com o intuito de promover encontros quinzenais com acadêmicos de enfermagem para facilitar o aprendizado teórico e prático na área de Ginecologia e Obstetrícia, além de promover reflexões práticas acerca de assuntos científicos e de relevância acadêmica e para a sociedade tricordiana.

Tem como principal objetivo a troca de experiências na área da Saúde da Mulher, com debates sobre as vivências na área da saúde. Os objetivos secundários são complementar as atividades acadêmicas; abordar temas relacionados à Saúde da Mulher bem como a figura da Mulher na sociedade; disseminar conhecimento sobre o cuidado na assistência à mulher vítima de violência; realizar e participar de campanhas de conscientização, encontros e debates; realizar Jornadas Acadêmicas com outras Ligas e outros eventos estudantis e datas comemorativas dentro da Universidade, como é o caso do Agosto Dourado, que é um mês todo dedicado à amamentação.

O lema da campanha este ano é “A Amamentação é responsabilidade de todos”, e a professora mestre Susinaiara Vilela, responsável pela Liga, comenta que é de fundamental importância que os enfermeiros estejam juntos da mulher desde a concepção, com o início do pré-natal, participando através de orientações que se fazem extremamente necessárias para garantir o sucesso da amamentação no puerpério, período que se inicia com a saída da placenta. “Amamentar é um ato de amor, mas nem sempre é fácil, como vemos nas revistas. É necessária muita dedicação, empenho e sobretudo, vontade de ajudar essa mãe que precisa ser apoiada nesse momento tão crucial para a vida futura de seu filho. E o enfermeiro é o profissional preparado e competente para dar esse apoio”, completa a professora.

Além de Susinaiara, são responsáveis pela Liga as alunas ligantes: Alice, Amanda, Bruna, Bruna Alzira, Camila, Izabella, Karen e Maria Gabriela.