O I Simpósio Interdisciplinar de Nefrologia, promovido pelo Curso de Enfermagem da UninCor, reuniu, na última sexta-feira, 15/06, especialistas, alunos e professores no Salão Nobre da universidade.

O encontro tratou, de forma abrangente, de como prevenir doenças que acometem os rins e os tratamentos e cuidados de pacientes. O médico nefrologista, Dr. André Luiz Bueno Nascimento, abordou a temática da "Insuficiência Renal Aguda e Crônica", apontando as especificidades em cada caso; o enfermeiro Franklin Ferreira de Almeida falou sobre "O enfermeiro da Terapia Renal Substitutiva: Hemodiálise"; e Patrícia Santiago apresentou "O papel do enfermeiro no serviço de Transplante Renal".

O evento contou ainda com a participação de pacientes transplantados e, também, que fazem hemodiálise para falarem sobre a rotina de quem precisa do tratamento e de quem recebe um novo rim. Para a Coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Elaine Aparecida Rocha Domingues, "este tema, de grande relevância, merece atenção redobrada, levando em consideração a complexidade do cuidado aos pacientes. Portanto, a atualização é fundamental para quem trabalha na área e, também, para os futuros profissionais".