caminhada ecologica02A UninCor promoveu no sábado, 02, a I Caminhada Ecológica com o objetivo de promover a conscientização ambiental e chamar a atenção da comunidade para a preservação da natureza. A iniciativa da CIPA e do Conselho de Sustentabilidade da UninCor teve a adesão de colaboradores, professores, estudantes, Colégio de Aplicação, escolas estaduais e municipais, apresentação da Fanfarra da Escola Municipal Clóvis Salgado e participação de toda comunidade.

O trajeto teve início na universidade e seguiu pelas ruas da cidade passando pelas avenidas Sete de Setembro e Nestlé até o Parque Dondinho. Na chegada, o Curso de Enfermagem realizou aferição da pressão arterial dos participantes, houve distribuição de frutas, plantio de árvores e atividades de dança e ritmos, promovidas pelo Curso de Educação Física.

Para Marcelo Henrique Oliveira Souza, presidente da CIPA-UninCor, a proposta é engajar cada vez mais a comunidade acadêmica e propagar essa ideia da sustentabilidade. "O ambiente de trabalho e de estudos fazem parte das nossas relações sociais. Propondo uma mudança de comportamento e promovendo essa conscientização ambiental aqui na universidade, isso vai refletir nas nossas casas, no nosso bairro, multiplicando nossa proposta", comentou.

O Horto da Semma e o Codema forneceram mudas de árvores nativas como Jatobá, Uva de Macaco, Leucena, Paineira, Guapuruvu para o plantio no Parque, que foi realizado por crianças das escolas participantes. Para o Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e Vice-Presidente da CIPA-UninCor, professor Luiz Antônio Andriatta Ayres, "a ideia é promover ativamente a conscientização sobre a preservação do meio ambiente envolvendo as crianças desde cedo, pois o futuro do planeta depende, em grande parte, delas. E também buscar uma mudança coletiva em prol de hábitos mais sustentáveis".

O estudante Guilherme Luís Nascimento Quintiliano, do 6º período do Curso de Enfermagem, também participou da caminhada e ficou entusiasmado com o envolvimento de todos. "Foi algo surpreendente, desde a caminhada até o plantio de algumas mudas, isso mostra que a grande maioria está ciente sobre a importância de preservar o meio ambiente e a preocupação com o rumo que as coisas tem tomado. A iniciativa despertou o interesse de toda a população por onde passamos. Pude observar, durante o trajeto, que várias pessoas saíam nas ruas, abriam suas janelas e se alegravam com a ideia sustentável e com o pessoal caminhando", avaliou o estudante.

A I Caminhada Ecológica da UninCor contou ainda com o apoio da Copasa, CNA, Giro OutDoor e Prefeitura de Três Corações.