Estudantes do Curso de Odontologia da UninCor de Belo Horizonte estão participando, todas as terças-feiras, como voluntários do projeto Banho de Amor, que oferece condições básicas de higiene, bem-estar e saúde à moradores de rua.

Acompanhados da professora Raquel Lima Mourão, os alunos levam kits de saúde bucal, explicam sobre a importância da higiene da boca e realizam a triagem para que os moradores de rua sejam encaminhados para a Clínica Odontológica da universidade e recebam o tratamento dental completo. “A participação no projeto tem como objetivo levar os estudantes para realizarem atendimentos de pessoas em situação de saúde precária. Além de um projeto humanitário, exercemos nossa profissão em um ambiente de integração com médicos, assistentes sociais, enfermeiros e psicólogos, trazendo uma riqueza enorme de aprendizado para os acadêmicos quanto a princípios de integralidade, humanidade e conhecimento aplicado”, comenta a professora Raquel.

Antes de iniciarem os atendimentos, os alunos passaram por um treinamento, no mês de setembro, com o idealizador do projeto, o empresário baiano Marcos Calmon, que explicou sobre a origem, os objetivos e como funciona o grupo, que atualmente conta com mais de mil voluntários cadastrados.

banho de amor06

O Banho de Amor foi criado entre amigos e leva uma estrutura com banhos quentes, acompanhados de kits de higiene individuais e roupas limpas, recebidas de doações. O projeto também entrega refeições, oferece atendimento estético e cabeleireiro, sessões de reiki, cadastro para empregos, encaminhamento para clínica de tratamento, livros, assistência social, de saúde e jurídica. O objetivo do grupo é ser itinerante para atender cada vez mais moradores de rua, e resgatar a dignidade e a autoestima de pessoas em situação de vulnerabilidade.