Informações Gerais
Tempo previsto: Mínimo 8 semestres e Máximo: 16 semestres
Modalidade: Bacharelado – Presencial
Perfil do Egresso
Baseado nos princípios do sistema de saúde vigente no país (Sistema único de Saúde - SUS) (BRASIL, 1990) e na instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Odontologia (Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002), evidencia-se o papel relevante das universidades na formação e qualificação profissional.
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’S) para os Cursos de Graduação em Odontologia (2002) definem, em seu artigo 3º, o seguinte perfil do Formando-Egresso/Profissional: “(...) o cirurgião dentista com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade”.
A formação do egresso/profissional do curso de Odontologia da UninCor, cirurgião dentista, deverá contemplar o sistema de saúde vigente no país, a atenção integral da saúde em um sistema regionalizado e hierarquizado de referência e trabalho em equipe.
Com a implementação do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, houve o aprimoramento no processo de formação profissional, qualificando, ao mesmo tempo, o sistema local de assistência e reduzindo o distanciamento entre os mundos acadêmico e o da prestação real dos serviços de saúde.
Desta forma, incorporar na formação do profissional de Odontologia uma visão social e humanitária, reconhecendo, analisando criticamente e atuando sobre as necessidades básicas dos serviços de saúde da comunidade. Com isso, todo o conhecimento técnico-científico gerado na Universidade, poderá ser empregado diretamente na atenção das necessidades básicas de saúde do município. Assim, o cirurgião dentista formado será um profissional liberal, com competência técnica e amplo conhecimento do Sistema Único de Saúde.
Objetivos
A missão do curso de graduação em Odontologia da UninCor é a formação de Cirurgiões Dentistas com sólida capacitação técnico-científica, amparada em princípios éticos humanísticos e sociais, dentro de uma abordagem integral do processo saúde-doença e de equilíbrio entre excelência técnica e relevância social, com vistas ao atendimento das necessidades da população brasileira, nos diferentes níveis de atenção à saúde bucal. Dentro da dimensão pedagógica, o curso tem os seguintes objetivos:
Objetivo Geral
Capacitar agentes responsáveis pela promoção de mudanças no processo saúde-doença, mediante ações baseadas em princípios do conhecimento técnico-científico, da consciência do seu papel social e de cidadania.
Objetivo Específico
Formar o Cirurgião Dentista para atuar como agente promotor da saúde, com ênfase na prevenção e na manutenção da saúde bucal, promovendo a qualidade da assistência odontológica à comunidade.
Desta forma, pretende-se que o Cirurgião Dentista graduado na UninCor tenha:
- Mentalidade preventiva – privilegiar a execução de medidas que evitem ou impeçam a evolução de doenças bucais, com ênfase na cárie dental, doença periodontal e lesões da mucosa bucal.
- Sensibilidade social – privilegiar ações que beneficiem o maior número de pessoas, sobretudo as mais carentes. Preparo para a realidade de sua região e para uma odontologia com enfoque comunitário orientada para solução de problemas dentais de maior prevalência, através de programas viáveis de atendimento que utilizem pessoal auxiliar, técnicas e equipamentos simplificados.
- Capacidade em trabalhar em equipe – dominar técnicas de trabalho em grupo e/ou sistemas clínicos de atendimento, coordenando ou supervisionando o desempenho de técnicos e auxiliares, executando as tarefas mais complexas.
- Capacidade técnica – aptidão para o diagnóstico com precisão das patologias bucais de maior prevalência. Execução do trabalho clínico dos casos de sua exclusiva competência, delegando as atividades mais simples para o pessoal auxiliar e encaminhando as mais complexas para nível especializado competente e
- Competência gerencial – conhecer e executar técnicas administrativas básicas de planejamento junto às organizações e administrações do atendimento odontológico, com máxima eficiência e aptidão em considerar características epidemiológicas e sócio-econômicas da população a atender e os recursos humanos e materiais disponíveis.
Habilidades e Competências
O Curso de Odontologia da UninCor visa a promoção de mudanças no processo saúde-doença, mediante ações baseadas em princípios do conhecimento técnico-científico e da consciência do seu papel social e de cidadania. A Resolução CNE/CES 3, de 19-02-2002, em seu Art. 4o, dispõe que “a formação do cirurgião dentista tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes habilidades e competências:
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS
Atenção à Saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;
Tomada de Decisão: Decidindo em todos os níveis de responsabilidade, habituando-se à sistematização de procedimentos (grau de prioridade e hierarquização); Fundamentando as decisões no nível de capacidade de atuação (habilidades e competências); Usando apropriadamente a força de trabalho, medicamento, equipamentos, procedimentos e práticas, considerando a eficácia e o custo-efetividade; Avaliando, sistematizando e decidindo as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas; Produzindo modelos e instrumentos de avaliação e analisar criticamente os resultados para tomada de decisões; Decidindo mais rápido (agilização das decisões).
Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
Liderança: o trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
Administração e Gerenciamento: Sendo capaz de administrar e gerenciar de forma efetiva e eficaz as informações, pessoal, recursos físicos e materiais; Conhecendo e saber utilizar recursos de propaganda e marketing.
Educação continuada: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.”
Esta proposta de curso considera fundamental contemplar em seu processo educativo:
a) aprender a conhecer: tomando como diretriz as várias possibilidades de leitura de mundo e de realidade que nos cerca, na qual o visto e o não visto, o declarado e o subentendido, o simbólico e o imagético têm grande significado ao lado da apreensão dos múltiplos saberes;
b) aprender a fazer: transformando os fazeres em habilidades e competências indispensáveis à vida em sociedade. Combinar os saberes aprendidos e apreendidos, com as situações de vida, trabalho e relações;
c) aprender e conviver: compreendendo o outro e percebendo as interdependências na realização de projetos comuns; preparando-se para administrar conflitos no respeito pelos valores do pluralismo, de compreensão mútua e paz;
d) aprender a ser: procurando desenvolver a personalidade, exercitando as capacidades de autonomia, discernimento, responsabilidade pessoal e profissional, comportamentos éticos, aptidão para comunicar-se, solidarizar-se e autodeterminar-se.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPECÍFICAS
O profissional deverá demonstrar as seguintes capacidades específicas da profissão:
- Coletar, interpretar dados e analisar informações clínicas e epidemiológicas relevantes à saúde no âmbito da Odontologia.
- Diagnosticar afecções bucomaxilofaciais, problemas e agravos em saúde bucal.
- Elaborar e executar planos de tratamento, garantindo a integralidade da assistência.
- Atuar na promoção, prevenção, manutenção, recuperação e vigilância da saúde, em todos seus níveis de complexidade.
- Planejar e administrar serviços de saúde.
- Ter responsabilidade pessoal com a legislação trabalhista relacionada com a sua atividade profissional.
- Capacidade de desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.
- Capacidade de analisar criticamente os problemas da sociedade, promovendo soluções de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde.
- Capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.
- Capacidade de trabalhar em equipes multiprofissionais.
- Capacidade de assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade.
Desta forma, espera-se que a formação do Cirurgião Dentista da UninCor contemple as necessidades do sistema de saúde vigente no país.
Infraestrutura
Salas de aula
Os ambientes são climatizados e adequados, ofertando condições adequadas para uso de imagens e mídias virtuais.
Multidisciplinar – Laboratório de Anatomia Humana e Embriologia
Neste laboratório estão as peças anatômicas humanas e as peças sintéticas, que possibilitam e facilitam a identificação e compreensão, pelo aluno, do corpo humano abrangendo as diversas áreas, muscular, óssea, nervosa, tecidual, anatomia da face, membros superiores, inferiores e tronco.
Multidisciplinar – Laboratório de Fisiologia, Biofísica e Bioquímica
Laboratório climatizados e equipado com modelos e equipamentos que favorecem a aprendizagem de todas as sistemáticas dos assuntos referentes à fisiologia humana, biofísica e bioquímica.
Multidisciplinar – Laboratório de Citologia, Histologia e Patologia
O Laboratório é climatizados e possui estrutura que possibilita o estudo de lâminas microscópicas, análise das mesmas, assim como outras atividades que envolvem a temática, citologia e histologia.
Laboratório de Técnicas Cirúrgicas
O Laboratório de Técnicas Cirúrgicas mimetiza um ambiente de sala cirúrgica. É utilizado para prática de suturas, incisões e outros requisitos de aprendizagem.
Laboratório de Simulação Realística e Treinamento de Habilidades
O Laboratório de Simulação Realística e Treinamento de Habilidades da UninCor é considerado um importante ponto de apoio pedagógico, uma vez que seu espaço é estruturado com a finalidade de representar fielmente o ambiente de vivenciado em um serviço de saúde nos seus mais diversos níveis de complexidade do sistema.
Laboratório de Pré-Clínico UninCor
O Laboratório Pré-Clínico possui ambiente climatizado e computador com câmera para projeção “ao vivo” dos procedimentos demonstrativos feitos pelos professores e supervisores. O Pré-Clínico tem a finalidade de preparar o aluno do curso de odontologia para realizar práticas que serão rotineiras ao longo de sua formação.
Clínica Odontológica
A clínica odontológica da UninCor, está equipada consultórios e instrumentos modernos e automáticos de última geração para melhor atender o paciente e os alunos. Conta também com uma sala de “cirurgia demonstrativa” em um ambiente separado dos demais equipos, dando um maior controle e biossegurança para utilização em intervenções de caráter mais complexas, podendo ser acompanhadas externamente pelos alunos em tempo real através de uma janela de visualização. Todos os ambientes da clínica são climatizados
Formas de Avaliação
A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e assiduidade. Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal, já conhecida por todos: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco porcento) da carga horária prevista para cada componente curricular.
Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:
VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada a natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.
OAt -Outras Atividades – obtida por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitado o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.
VS – Verificação Substitutiva – avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas uma (01) das VAs perdida pelo mesmo.
VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 60 pontos e igualou maior que 40.
Pontuação e Critérios para Apuração da Avaliação do Rendimento Escolar
As VAs – Verificações de Aprendizagem serão em número de três (03) no semestre letivo, em cada componente curricular e com as seguintes pontuações:
- VA 1 = 15 pontos
- VA 2 = 25 pontos
- VA 3 = 35 pontos
As OAts – Outras Atividades terão o valor total de 25 pontos, os quais poderão ser distribuídos em várias atividades, a critério do professor do componente curricular. A apuração dos resultados da avaliação da aprendizagem é assim processada:
- NS – Nota Semestral – resultado obtido pelo somatório das VAs (Verificações de Aprendizagem) + OAt -Outras Atividades.
- RF – Resultado Final – é o resultado da avaliação da aprendizagem obtido pelo aluno por meio da média aritmética simples entre os resultados da Nota Semestral (NS) e Verificação Final (VF), em cada componente curricular, cuja pontuação mínima de aprovação deve ser de 60 pontos. As médias dos alunos serão calculadas de forma automática pelo Sistema Acadêmico, permitindo-se arredondamento.
Autoavaliação
A UninCor conta com uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, autônoma na forma da lei e independente de vínculo com qualquer órgão colegiado ou diretivo da universidade, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações, visando à constante melhoria da qualidade do ensino ministrado.
A CPA é constituída, tanto a composição quanto a coordenação, por ato da Reitoria ou por previsão no seu próprio regulamento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.
Serão etapas da auto avaliação do curso:
- Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
- Definição dos instrumentos a serem utilizados.
- Desenvolvimento da auto avaliação.
- Identificação de problemas e conquistas.
- Identificação de soluções.
- Divulgação e discussão dos resultados.
- Elaboração de Plano de Ação.
- Acompanhamento / Controle.
Formas de Acesso
Enem
A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 3 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.
Provas On-line
A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.
Provas Agendadas
A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.
Vestibular Tradicional
A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.