VI Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura
“Mulher inclinada lendo” (Pablo Picasso)
26 a 28 de outubro de 2016
Mestrado em Letras
Graduação em Letras
Universidade Vale do Rio Verde
Apresentação
O Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura é uma reunião científica anual do Programa de Mestrado em Letras – Linguagem, Cultura e Discurso da Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), campus de Três Corações.
O evento foi criado, em 2011, com o objetivo de fomentar a troca de experiências com pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior e de Centros de Pesquisa de todo o país.
Em sua sexta edição, o Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura contará com minicursos, oficinas, Grupos de Trabalhos (GTs) e apresentação de comunicações de pesquisadores e estudantes de todo país, além de lançamento de livros.
O VI Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de outubro na cidade de Três Corações, em Minas Gerais.
Maria Alzira Leite (UNINCOR)
Maria Elisa Rodrigues Moreira (UNINCOR)
Terezinha Richartz Santana (UNINCOR)
Thayse Figueira Guimarães (UNINCOR)
Altamir Célio de Andrade (CES-JF)
Camila de Araújo Beraldo Ludovice (UNIFRAN)
Cilene Margarete Pereira (UNINCOR)
Luciano Marcos Dias Cavalcanti (UNINCOR)
Maria Thereza Veloso (URI)
Moema Rodrigues Brandão Mendes (CES-JF)
Terezinha Richartz Santana (UNINCOR)
Vera Lúcia Abriata (UNIFRAN)
Programação
PROGRAMAÇÃO GERAL
26 de outubro | 27 de outubro | 28 de outubro |
08:00-09:30 – Credenciamento
09:30 – Abertura / Lançamento de livros / Café de recepção
Local: Salão Nobre
|
09:00-12:00 – Cursos
Curso: Letramento crítico na sala de aula: possíveis encaminhamentos
Local: Sala 109
Curso: A literatura fantástica e suas vertentes na América Latina
Local: Sala 110
Curso: Os discursos na pintura: pensar com Foucault
Local: Sala 111
Curso: Corpo, ciberespaço e interação
Local: Sala 115
Curso: A dupla chama: amor e erotismo – figurações do corpo e da subjetividade na poesia de Octávio Paz
Local: Sala 116
|
08:00-10:00 – Grupos de Trabalhos
Local: Ver programação dos GTS
10:00-10:30 – Café
Local: Sala 111
10:30-12:30 – Grupos de Trabalhos
Local: Ver programação dos GTS
|
14:00-16:00 – Grupos de Trabalhos
Local: Ver programação dos GTS
16:00-16:30 – Café
Local: Sala 111
16:30-18:30 – Grupos de Trabalhos
Local: Ver programação dos GTS
|
14:00-16:00 – Grupos de Trabalhos
Local: Ver programação dos GTS
16:00-16:30 – Café
Local: Sala 111
16:30-18:30 – Grupos de Trabalhos
Local: Ver programação dos GTS
|
14:00-16:00 – Grupos de Trabalhos
Local: Ver programação dos GTS
16:00-16:30 – Café
Local: Sala 111
16:30-18:30 – Grupos de Trabalhos
Local: Ver programação dos GTS
|
Observação: A programação específica de cada GT será liberada após o dia 22 de setembro.
Grupo de Trabalho
Acesse aqui os resumos dos Grupos de Trabalho
Oficinas e Cursos
1. Os cursos e oficinas são ofertados apenas para os inscritos no evento nas seguintes modalidades: 1. coordenador de GT; 2. apresentador de comunicação em GT; 3. ouvinte.
2. As inscrições devem ser feitas apenas por e-mail, a partir do dia 25 de setembro de 2016. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
3. As vagas são limitadas.
4. Cada participante terá direito a uma inscrição em um minicurso ou uma oficina.
O LETRAMENTO CRÍTICO NA SALA DE AULA: POSSÍVEIS ENCAMINHAMENTOS
Resumo: A área de investigação que permeia diversificados gêneros e práticas, em uma visão discursiva, atravessa diferentes ramos das ciências da linguagem. Nesse entremeio, numa era de informação instantânea, busca-se analisar uma produção mitigada por um agir corporativo, delineado pelas formas de expressão verbal e não verbal. Diante desse cenário, a interpretação e o aprimoramento crítico cerceiam o relacionamento entre linguagem, significação e instância cidadã, orientando a descrição de identidades e de formas de interação nas variadas situações de intercâmbio linguístico. Sob essa perspectiva, a preocupação com a leitura, a escrita e o posicionamento instiga a proposição da presente oficina. E sob esse enfoque, primeiramente, objetiva-se abrir um espaço de reflexão sobre as novas práticas letradas, aguçando o olhar para as ações que envolvem o ler, o escrever e a consciência-crítica. E, num segundo momento, aprimorar novos olhares interpretativos por meio de atividades. Adotando uma linha linguístico-textual e discursiva, almeja-se focar o texto e o discurso; a heterogeneidade da linguagem e da cultura, o multiletramento, a multimodalidade, seguindo as considerações de Foucault (1983); Authier-Revuz (2004); Coracini (2005, 2010); Street (2004) e Rojo (2009), pensando-se não apenas nos modos das estruturas textuais e/ou discursivas, mas também, nas formas de ler, compreender e se posicionar. Destaca-se, então, que é de suma importância despertar nos sujeitos, de modo consciente, uma sensibilidade para a interpretação, pois se acredita que é dever dos educadores, (re)pensar, problematizar e manifestar, considerando os dizeres (im)postos em diferentes domínios.
Palavras-chaves: Letramento; Discursos; Sentido; Agir docente.
Vagas: 25.
Público: participantes inscritos no evento.
Data: 27 de outubro de 2016 (09 às 12 horas)
Carga horária: 03 horas
Ministrante: Maria Alzira Leite (UNINCOR)
A LITERATURA FANTÁSTICA E SUAS VERTENTES NA AMÉRICA LATINA
Resumo: A literatura fantástica nasceu no Romantismo Alemão – e o conto fantástico surge no início do século XIX –, como uma forma de resistência ao Iluminismo e como uma maneira de narrar o mundo subjetivo, em detrimento da razão e da ciência que caracterizavam o momento intelectual do século XVIII. Tal gênero caracteriza-se por questionar a realidade, a racionalidade e a normalidade representada na literatura e evidencia o insólito, aquilo que causa estranhamento. Destacaram-se, entre outros, autores como o alemão E.T.A. Hoffmann e norte-americano Edgar Allan Poe. Na América Latina, houve uma expansão desse gênero literário a partir dos meados do século XX, quando a literatura do continente se desenvolve e ganha repercussão mundial – o conhecido “boom” da literatura latino-americana. Dentro desse movimento, encontram-se diversos escritores da narrativa fantástica: Jorge Luis Borges, Julio Cortázar, Alejo Carpentier, Laura Esquivel, Gabriel García Márquez, Murilo Rubião e J.J. Veiga, etc., e a representação do insólito ganha novos contornos e outras nomenclaturas como realismo mágico e real(ismo) maravilhoso. Esse curso objetiva conhecer um pouco das obras de alguns escritores da literatura fantástica da América Latina e estudar as diferenças que há entre as vertentes desse gênero por meio de obras literárias e de suas reproduções cinematográficas.
Palavras-chaves: Literatura Latino-americana; Literatura Fantástica; Realismo Mágico.
Vagas: 25.
Público: participantes inscritos no evento.
Data: 27 de outubro de 2016 (09 às 12 horas)
Carga horária: 03 horas
Ministrante: Fernanda Aparecida Ribeiro (UNIFAL/UNINCOR)
CORPO, CIBERESPAÇO E INTERAÇÃO
Resumo: Em Technologies of the Self, Foucault (1982) descreve uma série de técnicas do self. Essas técnicas são parte do poder disciplinar que incide sobre os corpos e os dociliza. Para Aycock (1995), as tecnologias da informação são um exemplo desta tecnologia. Como McLuhan profetizou em Understanding Media (1964/1994), a introdução de uma nova tecnologia muda a estrutura social, produzindo novas formas de subjetividade. Embora poucos autores discordem da capacidade transformativa da tecnologia, não há consenso sobre a questão da corporalidade no espaço virtual. Ao acessarmos o ciberespaço nós deixamos nosso corpo para trás no mundo “real”? Alguns autores entendem que o papel do corpo é reduzido, ou totalmente ausente, no ciberespaço, onde experimentamos uma “alucinação coletiva” (STENGER, 1991) ou onde podemos ser quem ou o quê bem quisermos (TURKLE, 1996). Argumentamos, ao contrário, que em nossas interações online, damos pistas de quem somos na vida real, o que significa, como discutido por Guimaraes Jr. (2004), imprimir nesse corpo digital marcas da cultura da qual fazemos parte, as quais podem ser acentuadas ou borradas (PELÚCIO, 2015). Nesse sentido, defendemos que o corpo tem grande protagonismo nas interações on-line, o que faz dos ambientes digitais um espaço altamente corporificado. Neste contexto vertiginoso e incerto, o corpo é compreendido como protagonista e sua existência é performativa, ocorrendo pela linguagem (BUTLER, 1990). As mídias digitais integram um complexo campo no qual pessoas interessadas por tais contextos são convocadas a lidar ética e metodologicamente com as dinâmicas interacionais, as quais envolvem a presença de um corpo em ação pela Internet. Nesta oficina, visamos discutir questões de pesquisa na rede e observar, por meio da análise de interações na web, como o corpo deixa pistas de sua existência no ciberespaço.
Palavras-chaves: Corpo; ciberespaço; discurso; interação situada.
Vagas: 25.
Público: participantes inscritos no evento.
Data: 27 de outubro de 2016 (09 às 12 horas)
Carga horária: 03 horas
Ministrante: Daniel de Augustinis Silva (UFRJ) / Thayse Figueira Guimarães (UNINCOR)
A DUPLA CHAMA: AMOR E EROTISMO - FIGURAÇÕES DO CORPO E DA SUBJETIVIDADE NA POESIA DE OCTAVIO PAZ
Resumo: O curso pretende abordar a temática do amor e do erotismo nas figurações do corpo e da subjetividade, a partir das leituras de dois poemas: “Noite em Claro” e “Blanco” de Octavio Paz. A ensaística do autor permitirá a discussão sobre o corpo, na escrita dos dois poemas e a discussão teórica sustenta-se também pelo diálogo com o pensamento de Michel Foucault, Giles Deleuze e Félix Guattari. “Noite em claro” apresenta uma leitura paziana do Surrealismo em diálogo com André Breton e Peret. Já o poema “Blanco”, traduzido para o português por Haroldo de Campos, configura-se como uma poética experimental que se utiliza dos signos em rotação, como no poema “Un coup de dés” de Mallarmé. Além disso, marca-se pela influência indiana, em função das vivências do autor como embaixador na Índia.
Palavras-chaves: poesia, corpo, amor, erotismo, subjetividade.
Vagas: 25.
Público: participantes inscritos no evento.
Data: 27 de outubro de 2016 (09 às 12 horas)
Carga horária: 03 horas
Ministrante: Ângela Vieira Campos (CEFET-MG)
OS DISCURSOS NA PINTURA: PENSAR COM FOUCAULT
Resumo: Algumas imagens de arte são tão presentes no imaginário social que retornam a todo instante. Essas imagens ocupam lugares estabilizados historicamente pelas instituições de ensino, tradições de crítica e classes sociais dominantes: elas constituem o que chamamos de cânone imagético ocidental. Obviamente, esse acervo de imagens partilhadas não se reduz às belas-artes, mas se estende a um conjunto indefinido de referências picturais disseminado e compartilhado não só pelos museus, escolas ou livros especializados – mas também pelas mídias. As imagens de arte, por essa razão, são resgatadas e transformadas segundo as necessidades de cada discurso. A publicidade, por exemplo, às vezes se utiliza desse repositório de imagens estabilizadas em uma sociedade para atribuir-lhes novos efeitos de sentido. Partindo desses pressupostos, este minicurso pretende investigar as belas-artes sob o ponto de vista da teoria do discurso. No campo dos estudos da linguagem, atualmente, o conceito de “discurso” mostra-se complexo e multifacetado: constitui-se de um modo de produzir sentido que se materializa em diversos sistemas de signos, como a língua, as imagens, os gestos, etc. Assim, objetiva-se investigar como as artes plásticas estão a serviço dos discursos, ora para reafirmá-los, ora para refutá-los. A partir de Michel Foucault – que refletiu intensivamente sobre a dimensão discursiva que atravessa os textos e as imagens – este curso retomará algumas reflexões sobre o sentido e a construção do cânone visual ocidental (sob as perspectivas teórica, epistemológica e analítica) para demonstrar alguns caminhos de análise discursiva pictural.
Palavras-chave: Discurso; Pintura; Foucault.
Vagas: 25.
Público: participantes inscritos no evento.
Data: 27 de outubro de 2016 (09 às 12 horas)
Carga horária: 03 horas
Ministrante: Renan Mazzola (UNINCOR)
Inscrições
Clique aqui e faça sua inscrição para comunicação em GT
Observações:
Período para inscrição de comunicação em GT: 15 de junho a 30 de agosto de 2016.
As cartas de aceite serão liberadas entre os dias 02 e 09 de setembro. Após o recebimento da carta de aceite, é necessário entrar em "consulta de inscrição/emissão de boleto" e gerar o boleto para pagamento da inscrição até 16 de setembro.
Trabalhos em coautoria: Para apresentar um trabalho em coautoria, é necessário que cada coautor faça uma inscrição. Ou seja, ambos devem fazer a inscrição, em separado, e pagar, cada um, pela inscrição. Devem também apresentar juntos o trabalho durante o evento para poderem receber, cada um, um certificado. Cada autor/coautor pode estar associado apenas a um trabalho apresentado.
Faça sua inscrição como ouvinte
Valores das inscrições | Professor e/ou estudante da UNINCOR | Estudante de outra IES | Professor de outra IES | Professor da rede pública e/ou privada de ensino e interessados no tema |
Coordenador de GT | Isento | Isento | Isento | ------ |
Apresentação de trabalho | R$ 30,00 | R$ 60,00 | R$ 80,00 | ------ |
Ouvinte | R$ 20,00 | R$ 30,00 | R$ 40,00 | R$ 20,00 |
Consulta de Inscrição/Emissão de Boleto
Clique aqui para consultar sua inscrição e/ou emitir seu boleto.
Lançamento de livros
Aquele que tiver interesse em lançar seu livro no evento (publicações dos anos de 2015 e 2016), deve enviar os dados completos (nome do autor; título da obra; editora; cidade) para o seguinte e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até dia 23 de setembro de 2016.
Informações importantes:
1. O lançamento de livros é reservado aos autores inscritos no VI Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura como apresentador de comunicação, coordenador de GT ou ouvinte.
2. Os livros lançados no evento devem pertencer, obrigatoriamente, à área de Letras, sendo estudos críticos e/ou teóricos linguísticos ou literários.
3. O autor que concordar em lançar seu livro no evento deve doar dois exemplares à Biblioteca daUniversidade Vale do Rio Verde, Campus de Três Corações. O mesmo vale para editoras e/ou livreiros que devem contatar a comissão organizadora pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para avaliar as condições de doação.
LIVROS LANÇADOS
Normas de apresentação de trabalhos
- Nos Grupos de trabalhos, cada apresentação terá 20 minutos de duração.
- O apresentador que necessitar de data-show deverá trazer seu próprio computador portátil.
- Trabalhos inscritos em coautoria devem ser apresentados com a presença de ambos os autores para recebimento de certificados.
- Cada participante (autor ou coautor) poderá apresentar apenas um trabalho no evento.
Publicação de Anais
Anais do VI Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura
Orientações úteis
Conheça o Mestrado em Letras – Linguagem, Cultura e Discurso
Como chegar:
Campinas – Três Corações: Expresso Gardênia
São Paulo – Três Corações: Viação Santa Cruz
Rio de Janeiro – Três Corações: Viação Útil
Belo Horizonte – Três Corações: Expresso Gardênia
Onde se hospedar
TIPO DE APARTAMENTO | SINGLE | DUPLO | TRIPLO |
Apto Standart | R$ 55,00 | R$ 101,00 | R$ 141,00 |
Apto Superior | R$ 75,00 | R$ 141,00 | R$ 201,00 |
Suíte | R$ 90,00 | R$ 171,00 | R$ 241,00 |
Onde comer:
Restaurante e Pizzaria La Piu Bella
End. Av. Deputado Renato Azeredo, 750
Fone: (35) 3235-2002
Xodó da vovó
End. Rua Joaquim Bento Carvalho, 28
Fone: (35) 3234-2200
Restaurante e Cantina Calabreza
End. Rua Joaquim Bento Carvalho, 65
Fone: (35) 3232-2051
Restaurante Cheiro Verde
End. Rua Cabo Benedito Alves, 135
Fone: (35) 3232-8893