No mês de comemoração ao Dia Mundial da Saúde, estudantes e professores do 3º período de Enfermagem, promoveram, no Campus da UninCor Betim, em 26 de abril, uma ação de conscientização sobre DSTs - Doenças Sexualmente Transmissíveis.
 
Acompanhados da professora Renata Titoneli de Aguiar Pinho Tavares, os alunos deram instruções sobre as principais formas de prevenção e elencaram as principais doenças sexualmente transmissíveis e os riscos que elas causam à saúde. 
 
Na ação, os alunos também distribuíram preservativos e panfletos informativos sobre Sexo Seguro.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, DSTs são considerados os problemas mais comuns de saúde pública em todo o mundo. A OMS aponta que, no Brasil, as doenças com maior incidência na população sexualmente ativa estão Clamídia, Gonorreia e Sífilis. A AIDS também é um fator preocupante já que a estimativa aponta que 260 mil brasileiros vivem com o vírus mas não se tratam e outros 112 mil sequer sabem que possuem a doença, aumentando os índices de propagação do vírus. 
 
Centros de Testagem e Aconselhamento em todo o Brasil disponibilizam o Teste Rápido para detecção de Hepatites Virais, Sífilis e Aids. Os exames são gratuitos, não precisam de agendamento nem de pedido médico. A pessoa não precisa se identificar e o resultado demora de 10 a 15 minutos.