naf lacres latasO Projeto Lacre Amigo é uma parceria entre a UNINCOR e a Concessionária Arteris. A instituição, com parceiros da comunidade, arrecada lacres de latas de bebidas e envia para a Arteris, que os converte em cadeiras de rodas. Essas cadeiras são doadas para a comunidade, através da UNINCOR. 

Para fazer a troca, são necessários 90 kg de lacres, ou 140 garrafas pets de dois litros cheias. O projeto tem o apoio da Lanchonete e Pizzaria Tô Atôa de Três Corações, que toda semana faz doação de lacres na UNINCOR, e do Colégio Dom Ferraz de Caxambu, que promoveu uma gincana para arrecadar o material com os alunos. 

A UNINCOR aderiu ao programa em 2017, por iniciativa da Profa. Kênia Mendes, coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis e responsável pelo projeto dentro da instituição. Ela comenta que o projeto visa desenvolver o sentimento de doação e de compromisso com o próximo, além da consciência de sustentabilidade.lacres naf

Por que lacres de latas e qual seu destino?

O Lacre Amigo, além de doar cadeiras de rodas àqueles que precisam, contribui com o desenvolvimento sustentável.Os lacres são repassados para indústrias e depois reciclados, voltando a serem utilizados como chapas de alumínios.

Segundo a Arteris, o uso apenas dos lacres se justifica porque o manuseio do lacre é mais simples e ocupa bem menos espaço para armazenar do que latinhas. “Para ter uma ideia, 30 mil lacres de alumínio cabem em 10 garrafas pets de 2 litros e equivalem a quase mil latinhas de alumínio. Já imaginou armazenar 1.000 latinhas de alumínio em casa?”, a concessionária explica, em seu site. 

lacreamigo caxambu

O conteúdo esclarece, ainda, que a  liga de alumínio do lacre tem teor de magnésio maior que o da latinha. “Dessa forma, separando o lacre evita-se que a mistura dos dois tipos de alumínio contaminem o alumínio reciclado”, complementa.

Até hoje, 10 cadeiras já foram conquistadas e doadas. “Muitos não acreditam que é possível a troca das cadeiras de rodas, mas já conseguimos doar e agora estamos trabalhando para que mais pessoas participem”, comenta a coordenadora.  

Quem quiser juntar os lacres para doar, pode entregar na UNINCOR, e todos são muito bem vindos para aderir à campanha. "Acredito que se todos se envolverem em prol do outro, com certeza conseguiremos ajudar mais!” (Profa. Kênia Mendes).