Estudantes e professores participaram ativamente da Semana da Saúde realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, nos dias 04 e 05 e 07 de abril. Os acadêmicos do 8º e 9º período desenvolveram ações de orientações em saúde, aferição da pressão arterial, realização de glicemia capilar, testes rápidos para HIV, Hepatite B e Sífilis.

Além dos procedimentos, as orientações em saúde fazem a diferença na vida das pessoas, uma vez que possibilita a elucidação de dúvidas, o esclarecimento de informações voltadas para a prevenção da hipertensão, diabetes e também das IST’s – Infecções Sexualmente Transmissíveis.

O coordenador do curso, Prof. Guilherme Luís Nascimento Quintiliano disse que a Enfermagem é uma ciência e a arte do cuidar, e possui um vasto campo de atuação profissional, que permeia pelas mais diversas áreas. Segundo ele, no entanto, o enfermeiro é educador por natureza e isso faz a diferença na saúde das pessoas, ações e a orientação previne doenças e auxilia na promoção de saúde. “Os alunos tiveram a oportunidade, mais uma vez, de vivenciar a teoria na prática e de vivenciar os princípios do nosso Sistema Único de Saúde. Universalidade: saúde é um direito para todos; Integralidade: ela é acessível para todos em todos os níveis e, por fim, equidade”, comenta o docente.

As atividades da Semana da Saúde acontecem até o dia 07 de abril, na praça Central.