palestra joaoO Prof. João Paulo Soares Fonseca, docente do curso de Enfermagem da UNINCOR, ministrou na manhã de sexta-feira (25) um curso de primeiros socorros para profissionais da rede municipal de ensino de Três Corações. O curso aconteceu no prédio da UNINCOR e contou com a colaboração e organização do coordenador do curso, Prof. Guilherme Quintiliano. 

O treinamento teve boa adesão dos trabalhadores, que destacaram de forma positiva a capacidade didática do Prof. João Paulo.

A iniciativa partiu do Prof. Daniel Santos Ribeiro, que é professor do Colégio de Aplicação e responsável pelo Centro de Referência do Professor do município, setor encarregado de promover a formação continuada dos profissionais da educação. Segundo o Prof. Daniel, os profissionais elogiaram bastante o conteúdo e a propriedade que o Prof. João Paulo tem sobre o tema.joao paulo0 enf

O conteúdo programático contou com conceitos teóricos sobre Obstrução das Vias Aéreas por Corpos Estranho (OVACE) e Parada Cardiorrespiratória, além de oficinas práticas. 

O curso atende à lei federal número 13.722/2018, que determina que os estabelecimentos de ensino de educação básica e de recreação infantil da rede pública e privada devem capacitar professores e funcionários em noções de primeiros socorros (planalto.gov.br). Essa lei recebeu o nome de Lei Lucas, que remete ao caso de Lucas Begalli, que faleceu em 2017 ao engasgar-se durante um passeio escolar. Um ano depois, foi sancionada a lei, idealizada pela mãe do jovem. O município de Três Corações também conta com legislação específica sobre o tema, a Lei 4.602/2021.