materia 1 livro psico

Os ex-alunos do curso de Psicologia da UNINCOR Renan Leão Araújo, Erick de Oliveira Tavares e Daniel Furtado Romero, sob orientação do professor Luiz Felipe Silva Melo, publicaram um capítulo no livro Ciências do Comportamento, da Editora Schreiben. O capítulo, intitulado “Utilização do Aplicativo ‘Ler e Contar’ com Pessoas com Transtorno de Desenvolvimento Intelectual”, resultou do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Renan, orientado pelo professor Luiz Felipe em 2020 e transformado no capítulo do livro em 2021.

O livro contempla a área de análise do comportamento, que é a área que os alunos envolvidos seguiram e que o professor Luiz Felipe se dedicou no mestrado e no doutorado. Para a produção do trabalho, foi feita a coleta de dados com usuários da APAE de Três Corações.

Renan comemorou a publicação e agradeceu a todos os envolvidos. “Gostaria de agradecer aos meus colegas Daniel Romero, Erick de Oliveira e Luiz Felipe Melo que, sem dúvidas, foram parte fundamental para conseguir publicar essa pesquisa. O processo de realização dessa pesquisa foi um momento particularmente desafiador. Primeiramente, por tê-la realizado durante a pandemia como meu Trabalho de Conclusão de Curso e também por ser um experimento em campo com amostra científica presencial, o que naquele momento era algo bastante complexo. E dito isso, seria importante agradecer toda a equipe da APAE de Três Corações. Principalmente ao Júnior, psicólogo da instituição e ao Osmar, presidente da instituição, que cederam o local para aplicação da pesquisa e o contato dos participantes do experimento e também cederam os tablets que foram utilizados como material, me dando a oportunidade de, não somente produzir conteúdo científico como também divulgar a ciência”.

Para aqueles que tiverem interesse em ler o material, ele está disponível para download no site da Editora Schreiben e pode ser baixado aqui sem custo algum, pois foi produzido para a divulgação científica.