consultoria ambiental capa.jpeg (1)

A UninCor, em parceria com a empresa Nexus Agroambiente e a Prefeitura Municipal de Dom Viçoso, iniciou projeto de consultoria ambiental e de engenharia, que tem como objetivo dimensionar um sistema de captação, armazenamento, tratamento e distribuição de água para bairros rurais no município de Dom Viçoso, no Sul de Minas. 

O projeto inclui idas a campo para levantamento dos pontos onde a água será captada, bem como a alocação das estações de tratamento de água, e o traçado das tubulações que irão conduzir a água até as casas dos moradores.

Uma equipe técnica foi ao município e levantou pontos importantes de captação e detalhes sobre a quantidade de pessoas em cada uma das comunidades rurais que serão atendidas com as devidas projeções de crescimento. Além disso, os integrantes tiveram com o prefeito Francisco Rosinei Pinto (PV) uma troca de ideias e experiências para tentar chegar a uma melhor solução para o município. 

O projeto é composto por um corpo técnico que inclui o professor Felipe Bernardes, que, além de docente da UninCor é responsável pela empresa de consultoria Nexus Agroambiente, a professora Luana Ferreira Mendes, do curso de Engenharia Civil da UninCor, o professor Luiz Antônio Andryatta Ayres, que é coordenador dos cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental e Engenharia Civil da UninCor, o pró-reitor acadêmico da UninCor, professor Arnaldo Vhieira e o professor Ronaldo Menezes, da UninCorLab.  

O professor Felipe diz acreditar que o projeto tem potencial para se tornar modelo para outras cidades da região que têm comunidades rurais e que precisam que a água chegue até essas comunidades e que essa água seja tratada, de qualidade e que venha a suprir as suas demandas, trazendo uma condição melhor de vida para as pessoas que vivem nesses bairros. “É um trabalho que acreditamos que pode trazer muitos bons frutos para a comunidade, assim como para a empresa Nexus AgroAmbiente e para a UninCor”, complementa o professor, que leciona nos cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental e no Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos da UninCor.