O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UninCor está trabalhando em busca do reconhecimento dos bairros Taquaral e Cota, no município de Três Corações, como comunidades quilombolas. Além de auxiliar na preservação da história do local, a certificação garante o cumprimento de direitos dos moradores, como saneamento básico, saúde e educação.  

A iniciativa partiu de uma intervenção realizada pelo curso de Farmácia da UninCor no local. Na ocasião, a equipe detectou problemas na água consumida pela população das comunidades e a coordenadora do curso, Prof. Daniela Fernanda de Freitas levou o problema ao curso de Direito. A coordenadora de Direito da UninCor, Prof. Giselle Tardioli levou a demanda ao coordenador do NPJ da instituição, Prof. Rudolfo de Souza Pereira. O NPJ é um núcleo pelo qual os alunos têm a oportunidade de colocar em prática conceitos assimilados durante o curso, atendendo a sociedade. 

O Prof. Rudolfo e equipe estão empenhados em conseguir o reconhecimento das comunidades para que melhorias possam ser conquistadas pelos moradores. A comunidade está auxiliando no resgate histórico e documental para que todo material possível e necessário possa ser anexado ao processo.