pedagogia trocar

Alunos do 1° e 2° períodos do curso de Pedagogia da UninCor, sob orientação da professora Ângela Maria Mendes Britto, fizeram pesquisa envolvendo pais de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, pertencentes à família ou à comunidade em que os discentes estão inseridos.

O objetivo do trabalho é identificar aspectos ou condições que geram conflitos e ruídos nas comunicações entre professores/pais e alunos durante as aulas no ensino remoto, com o intuito de ampliar as reflexões dos alunos de Pedagogia sobre a relação família-escola. A atividade foi desenvolvida em etapas, durante as aulas da disciplina, com o intuito de proporcionar aos graduandos de Pedagogia uma vivência da relação família-escola por meio da coleta de depoimentos com familiares ou amigos próximos sobre o ensino remoto de escolas públicas e particulares no contexto da pandemia da covid-19. O trabalho busca investigar se a relação da escola com pais e alunos é harmônica e se a aprendizagem ocorre, de fato.

Para a equipe formada pelas alunas Aline Bianca Françozo, Camila Branquinho Nery Ferreira e Rayane C. Cuquejo de M. Souza foi enriquecedor conhecer o ponto de vista dos pais. Foi enriquecedor ver o ponto de vista dos pais, dificilmente nos colocamos no lugar do outro, e ver o quanto está sendo difícil para eles lidarem com essa situação. A atividade também nos ajudou a olhar para essa realidade como futuras professoras”.

As alunas Amanda Rodrigues Francisco, Giovana de A. Souza e Iasmin da Silva Vitor consideraram o trabalho muito interessante pela perspectiva de pais e alunos e pontuaram também a diferença entre as escolas. “Recolhemos depoimentos dos pais sobre o ensino remoto e assim pudemos observar a realidade e os desafios que pais e alunos estão enfrentando. Observamos também a diferença entre as escolas, desde a forma de ensinar, metodologias aplicadas diante da situação em que nos encontramos e até a relação entre os pais e a escola envolvida. Esse trabalho foi de grande experiência e aprendizado, pois, como futuras pedagogas, ficamos mais conscientes dos desafios enfrentados nos dias atuais e também nos desafios que encontraremos ao longo de nossa jornada como educadoras”.

Já as alunas Celina Antonieta de Lima Silva, Deborah Aurora Souza Andrade e Larissa Serafim Costa destacaram a riqueza do material analisado e o aprendizado oferecido por ele.Ao realizarmos as entrevistas, tivemos acesso a um conteúdo rico em detalhes, analisamos como está sendo o ensino remoto das crianças, observamos vários fatores sociais como tipo de ambiente, tipo de linguagem, classe social e nível de escolaridade dos pais. A realização dessa atividade nos permitiu viver novas experiências e assim obtivemos novos aprendizados”.

A professora Ângela avaliou a atividade de forma positiva. “As alunas realizaram as entrevistas com responsabilidade e ética e demonstraram envolvimento e maturidade nos trabalhos produzidos, nos comentários em aula e na análise teórico-prática sobre o tema. Embora a ideia não fosse aprofundar e esgotar o assunto, mas despertar para futuras pesquisas e reflexões, pôde-se observar que, de um modo geral, a relação família-escola está acontecendo de forma harmônica, mas muitas vezes superficial, sem a devida proximidade com o professor. E, quanto à aprendizagem, nem sempre há um feedback para o aluno, o que o desestimula a se envolver com as aulas e os estudos. Portanto, há de se pensar em estratégias mais eficazes e abrangentes de ensino remoto, principalmente tratando-se de crianças de escolas públicas. A experiência foi rica e prazerosa. Esperamos que contribua para as reflexões dos educadores”, comenta a professora.