aluna pesquisa varginha capaA aluna do 7° período do curso de Educação Física da UninCor, Fernanda Maria Esteves Mori está investigando os efeitos dos exercícios no tratamento de dor crônica. Ela é orientada pelos professores Anderson Massahud e Helder Araújo, que são coordenadores do Projeto Varginha Sem Dor, no qual a discente realiza sua pesquisa acadêmica. 

No início do ano, a Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer - Semel - e do Centro Municipal de Fisioterapia iniciou o Projeto Varginha Sem Dor. O objetivo é atender a alta demanda de pacientes que relatam dor crônica. Desde sua implantação o Projeto é um sucesso. São duas turmas que realizam regularmente atividade física e recebem orientações sobre a importância do exercício físico para as atividades funcionais.

“A dor crônica não é um problema individual – é um problema de saúde pública. A dor crônica tem o potencial de alterar hábitos, comportamentos e vidas. É uma dor persistente ou recorrente que causa sofrimento e apresenta consequências negativas, por vezes devastadoras, na vida pessoal, familiar e laboral, reduzindo drasticamente a qualidade de vida da pessoa que apresenta esta condição. Se o exercício físico tem esse poder analgésico, precisamos investigar melhor esses efeitos’’, afirma o professor Anderson Massahud. Ele completa que “queremos promover o acesso da pessoa com dor crônica a cuidados e com total atenção, disponibilidade e empatia. Queremos dar mais qualidade de vida a todas as pessoas com dor crônica, minimizando o sofrimento e melhorando o bem-estar, e ajudar no primeiro passo para uma cidade mais consciente e comprometida com a resolução das dificuldades da nossa população”. Anderson ressalta ainda que os resultados da pesquisa são muito promissores.

“Estou super feliz por participar desse projeto incrível, que me possibilitou diversas experiências inesquecíveis. Além disso, é muito importante falar sobre esse assunto de dor crônica, pois acomete a uma grande parte da população, já que não tem muita visibilidade em que profissionais atuam nesse ramo. E é gratificante ver a secretaria de esportes dar todo apoio a essa pesquisa que é de grande valia. Fico feliz também pela estrutura do curso de Educação Física da UninCor que me deu base e conhecimento necessário para estar participando de um projeto de extrema importância. Grata por fazer parte dessa universidade e desse projeto”, comentou Fernanda.

Para professor Helder, “a escassez de conhecimento durante a formação na área da dor, bem como o número e a alocação limitada dos profissionais de saúde dedicados a esta área de prestação de cuidados de saúde, constituem outros entraves à dinamização e eficácia do tratamento da dor crônica’’.

O exercício físico teve efeito positivo em todas as dimensões na promoção da qualidade de vida: capacidade funcional, aspectos físicos, dor, estado geral da saúde, vitalidade, aspectos sociais e emocionais e saúde mental. Em breve a pesquisa deverá ser publicada em uma revista científica.