conversa com gestores da educacao

A primeira conversa foi no dia 05 de outubro com a psicopedagoga clínica e institucional pela Fundação Aprender Shirley Souza Sigiani e o tema da primeira discussão foi “Orientador Escolar”. O evento aconteceu em modelo remoto e contou com a mediação da professora Simone Catarina, do curso de Pedagogia da UninCor. 

A gestão escolar é formada pela tríade composta por diretor, supervisor e orientador. O último é o responsável pelo contato com o aluno e sua família. Segundo a professora Simone, ele atua no processo de aquisição do currículo oculto, que diz respeito aos valores, “tão importantes na sociedade contemporânea”, como define a docente.

Ela reflete também a importância de se conhecer a atuação desse profissional. “É importante saber como ele atua, qual a sua postura. E é muito importante também porque a formação de valores dentro de uma de uma escola é de responsabilidade do orientador no que a gente chama de currículo oculto. Nessa palestra discutimos tudo isso, a atuação do orientador dentro da escola nesse suporte à família e aos alunos e o apoio que ele dá para o desenvolvimento do currículo oculto”. 

A professora relatou que a palestra foi um sucesso, com participação de muitos alunos da Pedagogia presencial e EaD da UninCor. Ela destacou também a contribuição da convidada que, segundo ela, foi muito atenciosa ao responder os questionamentos dos alunos.