site materia artigo usp

O artigo, intitulado “Os Desafios e Benefícios do Trabalho Realizado por uma Associação de Catadores", foi aprovado para o Semead (Seminários em Administração) promovido pela Universidade de São Paulo (USP), um dos principais eventos científicos na área de Administração do país. 

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada durante a disciplina Gestão da Sustentabilidade, ministrada pela professora Letícia Rodrigues da Fonseca no Mestrado Sustentabilidade em Recursos Hídricos. Assinam o artigo a professora e as ex-alunas Daiane Fernandes Pereira Lahmann (atualmente professora do curso de Direito da UninCor) e Talilian Joelma Borges (atualmente professora do curso de Ciências Contábeis). 

Nesta pesquisa buscou-se compreender e descrever os desafios e benefícios do trabalho realizado por uma Associação de Catadores localizada na região Sul de Minas Gerais para as comunidades ao seu entorno. Ao final, constatou-se que o trabalho desempenhado por essa Associação favorece a sustentabilidade, seja no âmbito econômico, ao possibilitar a reutilização de muitos materiais como matéria-prima, no âmbito ambiental ao diminuir a quantidade de resíduos depositados na natureza e no âmbito social ao proporcionar a um grupo que convive com a desigualdade econômica uma forma de garantir a sua subsistência a partir do seu trabalho.