site materia 1 setembro vermelho

Alunos do curso de Enfermagem da UninCor realizaram ação na unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Rio do Peixe, em Três Corações, em virtude do Setembro Vermelho, que remete aos cuidados e prevenção de doenças cardiovasculares.

Os estudantes fizeram uma palestra sobre a saúde do trabalhador com hipertensão arterial e orientaram os presentes sobre os cuidados necessários, hábitos de vida, tratamentos e quando procurar auxílio médico. “O grupo se destacou pela forma simples e didática que abordou o tema, deixando claro a gravidade da doença, pois não tem cura mas possui controle”, comenta a professora Nielly Andrade Carvalho Ribeiro, supervisora de prática.

Para o coordenador do curso, Guilherme Luís Nascimento Quintiliano, o enfermeiro é um agente educador e durante a sua formação realiza ações visando a promoção de saúde e a prevenção de doenças. “A palestra desenvolvida pelos alunos foi muito produtiva, pois abordaram a temática e reforçaram sobre a importância de se atentar aos fatores de risco que podem ser modificáveis e os benefícios que mudanças de hábitos podem ser saudáveis”, relata Guilherme.

A campanha Setembro Vermelho foi criada em 2014 pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida e o mês de setembro foi escolhido porque é celebrado no dia 29 o Dia Mundial do Coração. O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre prevenção, fatores de risco, e como ter uma vida mais saudável.