site materia pedagogia remoto 01

Devido ao contexto da pandemia, em que as aulas presenciais foram suspensas e fez-se necessário o ensino remoto, o estágio do curso de Pedagogia da UninCor no Colégio de Aplicação também precisou se adaptar ao novo formato.

Segundo a professora do curso e supervisora de Estágio em Pedagogia Presencial e EaD, Tânia Brito do Prado, a instituição se preocupou em manter as atividades sem que o aluno fosse prejudicado na qualidade de seu aprendizado. “Considerando o excepcional cenário enfrentado a partir do dia 18 de março do concorrente ano, no qual as atividades acadêmicas passaram a ser realizadas mediante interlocução remota, devido à pandemia, buscamos dar continuidade à prestação de serviços educacionais com qualidade, cumprindo as horas do estágio supervisionado na Educação Básica”.

Ela comenta também a importância do estágio para a formação do aluno. “É durante a formação que a maioria dos futuros professores têm o primeiro contato com o trabalho realizado pelos profissionais da educação. Mais especificamente, o estágio supervisionado faz com que o acadêmico tenha contato com o que ocorre efetivamente em sala de aula”.

O estágio remoto é um diferencial do curso de Pedagogia da UninCor, em parceria com o Colégio de Aplicação, já que a maioria das instituições de ensino não oferecem essa tecnologia aos estagiários, que precisaram de outros meios para cumprir a carga horária obrigatória, realizando outras atividades para suprir esse requisito.

Segundo a professora Tânia, os alunos do curso de Pedagogia tiveram uma recepção muito positiva do Colégio e dos professores. Os alunos do colégio, inclusive, já estavam habituados com a presença virtual dos estagiários.

A estagiária Tayne Bastos Tobias do 6° período conta como foi sua experiência no Colégio de Aplicação. “As minhas percepções diante os estágios que já realizei ao longo do curso de Pedagogia, tanto presencial quanto a distância foi que as aulas são bem dinâmicas, os alunos conseguem compreender facilmente o conteúdo que é proposto, há uma grande interação entre os discentes e docentes. Assim observei que, mesmo com o distanciamento causado pela COVID-19, o professor se dedica para que as aulas cativem os alunos a assistirem”.

Rayane Gomes Bento do 5° período também fala de suas impressões sobre o processo. “Durante as minhas observações, adquiri bastante conhecimento que levarei para a minha vida profissional e ainda consegui conciliar matérias que aprendi durante esses três anos no curso de Pedagogia com o que presenciei remotamente. Além disso, recebi todo o suporte necessário do Colégio Aplicação e da supervisora de estágio, Tânia”.

Márcio Junio Simao, estudante do 6º período na modalidade EaD, apesar de viver em Betim, teve a oportunidade de realizar seu estágio obrigatório no Colégio de Aplicação, de maneira remota. “Eu pude compreender como é o desafio de uma sala de aula e tive a melhor experiência em matemática, pois compreendi conteúdos que na época que era discente tinha muita dificuldade. O professor Mercio é um exemplo de docente espetacular que a todo o momento compartilhava o seu conhecimento, esclarecia todas as dúvidas em relação à rotina de um professor. Minha eterna gratidão a ele, pois mudei meu pensamento sobre a matemática, à professora Tânia por toda paciência, empenho e comprometimento em nos ajudar a realizar o estágio. São esses exemplos de profissionais que a educação precisa ter, e quero seguir o exemplo deles para ser um ótimo professor. Esse estágio remoto, sem dúvida, foi enriquecedor para aprender a prática docente da sala de aula”.

Os estagiários destacaram a qualidade e comprometimento dos professores do Colégio de Aplicação e do curso de Pedagogia em não deixá-los desamparados neste momento de dificuldades que o mundo atravessa.

O estágio remoto dos alunos de Pedagogia no Colégio de Aplicação teve foco nos anos finais do ensino básico.