kit bovino 3

O kit de manequins bovinos é uma aquisição significativa do curso, já que respeita o bem-estar animal, atendendo à Lei 13.426/2017 de 30/03/2017 e proporciona mais oportunidades de prática ao aluno.

“Os animais podem sofrer perfurações no canal da vagina e até mesmo no útero, por má manipulação do aluno com a pipeta de inseminação, o que pode causar até o sacrifício de animais. Com esse kit o aluno pratica 40 horas de curso, e está apto a inseminar sem prejudicar o animal”, explica Wilson Iguti, fabricante do equipamento. 

Dentre outras vantagens, ele destacou que os manequins permitem aulas em áreas urbanas e em período noturno, permite cursos itinerantes em sítios, chácara e fazendas, diminuindo muito os custos sem o deslocamentos de animais. A vitrine representa todo o sistema reprodutor e a posição de cada órgão. É muito importante para o aluno se localizar no momento da inseminação.

kit bovino 1

O coordenador do curso de Medicina Veterinária da UninCor, professor Camillo Francesco Cesare Canella Filho comemora a aquisição: “Esses manequins bovinos são muito importantes para nossa universidade, primeiro pensando no bem-estar animal. Nós vamos usar os manequins antes de praticar nos animais, o que vai desgastá-los menos. Eles vão servir para aulas de reprodução animal, de clínica de ruminante, vão servir para cursos de extensão, como curso de inseminação artificial. Pensando em bem-estar animal, isso é fora de série. E os alunos vão ter muito mais condições de fazer aulas práticas, praticar o máximo possível. A UninCor está de parabéns nesse investimento. Tenho certeza que os alunos vão adorar”. 

A universidade comprou oito modelos, cada um simulando um tipo de aparelho reprodutor bovino, para que o aluno possa treinar com diferentes tipos de vacas, já que a depender da raça ou idade, a anatomia pode variar um pouco. Os manequins também poderão ser utilizados pelos alunos do curso de Agronomia, já que eles também estudam reprodução animal na disciplina de zootecnia, além de demonstrarem interesse pelos cursos de extensão sobre o tema. 

Assim que forem liberadas as atividades práticas presenciais, suspensas por decreto municipal devido à pandemia, os equipamentos serão utilizados em cursos de extensão e aulas práticas da UninCor.

 kit bovino 2