direito e garantiaO Professor Paulo Vitor Aparecido Ferreira, do Curso de Direito da Unincor, participou nos dias 25 e 28 de junho do III Encontro Virtual do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito – CONPEDI, apresentando dois artigos científicos elaborados no primeiro semestre de 2021.

O primeiro trabalho, apresentado no dia 25 de junho, recebeu o título “A esfera pública e a sociedade civil em Habermas e o poder manipulativa das mídias” e buscou abordar a ideia do filósofo Jurgen Habermas sobre o conceito de esfera pública e sociedade civil, conduzindo o raciocínio a fim de verificar se as mídias têm poder de influenciar as pessoas.

O segundo trabalho intitulado “Educação como direito, norma e valor: os reflexos da qualidade educacional na violência” foi apresentado no dia 28 de junho e apresentou a educação em suas dimensões como direito, como norma e sua capacidade de criar valores na pessoa, buscando demonstrar ao final, através de dados elaborados por organismos nacionais e internacionais, que os países que possuem os melhores índices educacionais possuem um alto nível de paz, já inversamente, os países que possuem os piores índices de educação possuem os menores índices de paz.

O Professor Paulo afirma que participar de eventos como pesquisador é muito importante para o educador, permitindo o enriquecimento curricular e fortificando ainda mais a importância da pesquisa no cenário acadêmico.

Afirma ainda que é por meio da pesquisa que toda ciência se desenvolve, principalmente o direito, que deve evoluir conjuntamente à evolução da sociedade para realização da justiça. 

O curso de Direito da UninCor é profícuo na produção acadêmica. No mês de maio, professores do curso tiveram o artigo “A Prática da Responsabilidade Socioambiental” aprovado para a publicação na Revista Iberoamericana de Ciências Ambientais (RICA). (Mais detalhes aqui)