materia crn9 1O Conselho Regional de Nutrição (CRN 9) promoveu o evento “CRN 9 de Portas Abertas”, momento em que os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento da regional.

Antes da pandemia, o evento acontecia de maneira presencial e os alunos iam até Belo Horizonte, onde a sede do conselho está localizada. Passavam um dia inteiro no local e conheciam todos os setores: salas, organização do CRN, função de cada setor, função do CRN e do sindicato, aspectos éticos da profissão de nutricionista, exercício legal da profissão, como acontecem as eleições do conselho, entre outros pontos.

Após o início da pandemia, o evento foi adaptado e esse ano aconteceu de maneira remota, por meio de uma palestra, ministrada e organizada por duas fiscais do CRN.

Essa é uma maneira de aproximar o CRN dos alunos. “O CRN tem relação com os nutricionistas e os técnicos em nutrição dietética e não com o aluno, mas a intenção é aproximar, já que serão futuros profissionais, futuros nutricionistas e terão que ter registro e contato com o CRN”, comenta a coordenadora do curso, Ana Luiza Rodrigues Pellegrinelli.

materia crn9Ela diz que, além dessa aproximação, o evento tem também a intenção de minimizar o exercício ilegal da profissão. “Acontece muito, as fiscais inclusive passam alguns dados para os alunos nas apresentações da quantidade de denúncias encaminhadas para o CRN de exercício ilegal da profissão e ano passado foram muitas", conta a coordenadora. Na palestra eles refletem sobre o tema e se informam sobre as medidas legais que são tomadas nessas situações. Portanto, o evento é uma forma de aproximar e conscientizar os futuros nutricionistas.