O projeto envolve professores e alunos do curso de Enfermagem da UninCor Três Corações, e foi pensado e aplicado pelos professores de prática junto aos alunos do último ano do curso.  

 O programa tem o objetivo de orientar os trabalhadores sobre assuntos relacionados à saúde e promover o atendimento a eles, com aplicação de testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites (B e C). O público atendido são os colaboradores de empresas públicas e privadas parceiras da Universidade e do curso de Enfermagem de Três Corações, onde acontecem as ações. Algumas empresas participantes são Kerry do Brasil, São Marco e Supermercados BH. O projeto tem parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). 

 Os alunos, em conjunto com supervisores de prática, se deslocam até o ambiente de trabalho para as ações, a fim de melhorar a qualidade de vida do trabalhador. 

 O projeto realizou, até o momento, 625 testes rápidos para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e início imediato dos tratamentos quando necessário e atendeu 900 colaboradores com a orientação para saúde de maneira direta e por meio de palestras (orientações sobre covid-19, Dengue e IST's). 

 Os professores Alessandra Mara Oliveira e João Paulo Soares Fonseca ficaram responsáveis pela maioria das visitas com os alunos. “Para mim o projeto Saúde do Trabalhador possibilita ao aluno vivenciar na prática profissional o que foi passado em teoria. Nele, os alunos podem realizar os testes rápidos dos trabalhadores com orientação direta, contribuindo assim para sua formação”, comenta João Paulo. 

 O curso de Enfermagem da UninCor é extremamente atuante na comunidade por meio de projetos de extensão, como o “Saúde do Trabalhador”, sempre com o intuito de integrar o corpo discente à comunidade e contribuir com ela.