4


A UninCor, através de seu programa de Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos e do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, participou de diferentes atividades em comemoração à Semana da Água.

O evento, promovido pela UninCor em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Três Corações, ofertou diferentes palestras entre os dias 22 e 24 de Março, que foram transmitidas ao vivo no Canal “UninCor Universidade” no YouTube.

No dia 22, houve o lançamento do Projeto de Educação Ambiental do Município de Três Corações, a apresentação de projetos desenvolvidos pelo corpo discente e docente da UninCor, além de ações coordenadas pela Copasa e demais parceiros.

No dia 23, foi a vez da palestra “Bacia Hidrográfica: a importância da conservação do solo para uso múltiplo da água”, com a professora Laura Thebit de Almeida, do Instituto Federal do Norte de Minas e o professor da UninCor, Dr. Felipe Bernardes Silva. Na sequência, apresentou-se o Grupo de Estudo Habitus, fruto da parceria entre o Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos e os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Psicologia da UninCor.

O vídeo pode ser visualizado aqui.

No dia 24, aconteceu a palestra “Conjuntura dos Recursos Hídricos no Sul de Minas”, com Marcelo da Fonseca, mestre em Engenharia Civil e diretor do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM).

O vídeo pode ser visualizado aqui.

A coordenadora adjunta do Programa de Mestrado, professora Dra. Elisa Dias de Melo, avalia o evento como muito positivo, indicando a participação efetiva da comunidade interna e externa, permitindo ainda o fortalecimento do vínculo e parceria já existentes com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Ela também avaliou como positiva a participação da Copasa “A apresentação do projeto Pró-Mananciais fez-se em um momento muito pertinente, sendo muito relevante o conhecimento das ações desenvolvidas por parte dos nossos alunos, visto que muitos deles estão diretamente vinculados ao setor produtivo local”, comenta a professora.

5

Elisa destacou também a importância da educação ambiental que ela cita que é “extremamente importante que todos entendam a sua responsabilidade para com a água, bem natural e essencial para sobrevivência das espécies”, completou a professora.

Para além deste evento, os professores da UninCor estiveram envolvidos em outras atividades relacionadas com o Dia da Água.

Em parceria com o Congresso Nacional de Meio Ambiente, a professora Dra. Marília Carvalho de Melo, coordenadora do programa de Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos, participou da palestra “Água e Mudanças Climáticas” no dia 22 de março. Ela também publicou o “ESPECIAL ÁGUA - Qual é o valor da água?”, publicado no site Plurale, no qual é colunista. O texto está disponível no link.

Também em parceria com o Congresso Nacional de Meio Ambiente, a professora Dra. Rosângela F. Paula Victor Marques publicou o artigo “Água e mudanças climáticas: Valorização da água”, que pode ser acessado pelo link.

Completando as ações, a professora Dra. Elisa Dias de Melo teve participação na matéria “Dia da Água: especialista defende bons hábitos para preservar este bem”, publicado no site da Canção Nova.

As ações demonstram o quanto a UninCor e os seus docentes trabalham em função da importância de se preservar e cuidar desse bem natural tão importante para a manutenção da vida.

2