1O fato inusitado é raro. Segundo o veterinário responsável, Luiz Felipe Neder Silva, partos como este respondem apenas por 0,5% do total de nascimentos (um parto a cada 10 mil). Ele conta que essa é a primeira vez que isso acontece na fazenda.

O motivo pode ser devido ao tratamento hormonal usado no rebanho, o que resulta em uma maior liberação de ovócitos. O tratamento é parte de inseminação artificial em tempo fixo, que inclui protocolos hormonais e uso de sêmen testado. Há também a probabilidade de hereditariedade, já que partos gemelares normalmente são hereditários.
Os trigêmeos estão sendo amamentados pela mãe, em revezamento, e também com o auxílio de mamadeira.
São três machos, dois deles nasceram saudáveis, e um nasceu com cinco patas, o que, também de acordo com o veterinário, pode ter sido causado por genes recessivos autossômicos, que é uma mutação genética que pode ocorrer, mesmo quando os pais são saudáveis.
A mãe é uma vaca da raça Girolando pura, com registro junto à Associação Brasileira dos Criadores de Gado Girolando.
2O parto não necessitou de intervenções. “Quando os encontrei na roça de milho, já estavam os três deitadinhos, pela aparência já fazia algum tempo. Umas 6 horas talvez”, conta Luiz Felipe.
A Fazenda Modelo da UninCor é um dos grandes patrimônios da instituição. Está instalada em uma área de aproximadamente 100 hectares, adaptada para atividades de ensino, voltadas para aulas teóricas e práticas dos cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil e Medicina Veterinária. Na unidade, ocorrem atividades dos cursos de graduação, pós-graduação, aulas práticas, estágios supervisionados, experimentos e projetos acadêmicos, iniciações científicas, cursos preparatórios e projetos de responsabilidade social.