professor livroO professor do curso de Educação Física da UninCor, Anderson Massahud, lançou recentemente o livro “Reabilitação e Treinamento Físico para Indivíduos em Hemodiálise”.  

O professor afirma que os pacientes em tratamento de hemodiálise enfrentam, na maioria das vezes, limitações na vida diária. Isso favorece o sedentarismo e, consequentemente, compromete a qualidade de vida. Em contrapartida, a realização regular de exercícios físicos demonstra ser uma importante ferramenta no processo de reabilitação e de saúde para esses pacientes. 

De acordo com o docente, a ideia de escrever e lançar a publicação surgiu da necessidade de orientar os profissionais da área da saúde sobre os benefícios do treinamento físico para esses pacientes. “Acreditamos que profissionais e estudantes poderão se interessar e se sentir respaldados em incentivar indivíduos em tratamento de Hemodiálise a iniciar práticas regulares de exercícios físicos.’’ Completa o professor.  

Além do professor Anderson, assinam a organização e autoria da obra os professores Sérgio Barbosa e Henrique Touguinha. O livro traz um seleto grupo de pesquisadores de diversas áreas da saúde, com anos de estudos e práticas em Doença Renal.