luiz carlos 03O professor do curso de Direito da UninCor, Me. Luiz Carlos de Souza Junior, lançou a obra “Leituras de Pierre Bourdieu na Pesquisa em Educação”, pela Editora Letraria, em coautoria com outros pesquisadores de universidades públicas e privadas do Brasil.

Os escritos do Professor Luiz Carlos foram selecionados, dentre outras produções, para figurarem como um capítulo exclusivo da referida obra. O autor analisa, a partir da ótica constitucional e sociológica, a Ação Direita de Inconstitucionalidade n. 4439/DF, desafiando o julgado aniquilante e excludente da Suprema Corte ao tratar do ensino público e da laicidade, desvelando o que o autor chamou de "laicidade à brasileira", a qual insiste em figurar como duríssima violência simbólica. Esta obra só foi possível pela repercussão da obra de Bourdieu e por sua fortuna crítica, permeada por aproximações, reflexões e análises.

A segunda obra do Professor Luiz Carlos de Souza Junior, denominada “Constituição, Educação e Docência: contradições entre as normas constitucionais e a realidade da educação pública”, encontra-se em fase de pré-lançamento, pela Editora Dialética.

Resultado de investigação acadêmica, o exemplar não é mera análise teórica distante do mundo dos fatos, pois tem o seu caráter empírico perceptível através dos dados coletados por meio de análises documentais e da apresentação de gráficos, quadros e tabelas, que demonstram índices relativos ao déficit de professores, a evolução do piso salarial do magistério, dentre outras abordagens, como as contradições entre as normas previstas na Constituição Federal de 1988 e a realidade da educação pública. Esta obra desvela a todos os que se interessam pelo tema, não só aos juristas, educadores e cientistas sociais, alguns dos grandes desafios do sistema de ensino público a serem superados.

A UninCor parabeniza o professor Luiz Carlos de Souza Junior, pela autoria de obras com assuntos tão relevantes.

luiz carlos 02