O I SEMINÁRIO NACIONAL SUSTENTABILIDADE EM RECURSOS HÍDRICOS foi realizado na UninCor Três Corações, nos dias 08, 09 e 10 de outubro de 2019. Promoveu a reunião de acadêmicos, pesquisadores e especialistas atuantes na área ambiental, com foco na sustentabilidade ambiental e recursos hídricos, além da divulgação de resultados de pesquisas científicas relacionadas ao tema. O seminário teve como atividades, além das apresentações de trabalhos: palestra magna, painéis, minicurso e visitas técnicas.

Foi realizada, de forma pioneira, a transmissão ao vivo para os alunos dos cursos de Educação a Distância, assim como a gravação das atividades pelo sistema Colaborate. O evento contou ainda com participações internacionais, como palestra magna proferida pelo Prof. Pablo Garcia, docente da Universidade Nacional do Chile e Universidade do Arizona, e participação do prof. Ivan Sanchez, da Universidad de Nariño, Colômbia, por vídeo conferência durante o painel de Tratamento e Reuso de Esgotos Sanitários e Efluentes Industriais.

Foram submetidos 50 trabalhos completos, sendo apresentados 12 no formato de pôster e 19 trabalhos orais, contando com professores da comissão técnica científica para composição das bancas de avaliação.