cta universitarioO projeto de extensão Centro de Testagem e Aconselhamento Universitário (CTA Universitário) da UninCor, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o CTA-SAE municipal, foi selecionado para concorrer à etapa final da 7ª edição do Prêmio de Experiências Inovadoras no Âmbito do Sistema Único de Saúde 2019 (InovaSUS). O projeto foi a único do Sul de Minas a ser selecionado para a final.

O InovaSUS tem como objetivo identificar, reconhecer, valorizar, incentivar e premiar as experiências inovadoras em Gestão do Trabalho em Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), que proponham ações que levem à melhoria de indicadores assistenciais e/ou redução de custos. O CTA Universitário concorre na categoria Educação e Segurança do Trabalho, que reúne experiências destinadas à educação e qualificação profissional e à segurança do trabalhador. Até dia 30 de setembro, uma comissão avaliadora do Ministério da Saúde fará a seleção das publicações vencedoras e o resultado final será publicado em 25/10.

O CTA Universitário é um projeto de extensão interdisciplinar que conta com a participação de alunos e professores dos cursos de Direito, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social e tem o objetivo de oferecer para a comunidade acadêmica serviços de prevenção e controle de infecções sexualmente transmissíveis (IST's), HIV/ Aids e hepatites, por meio da realização de testes rápidos, orientação, acompanhamento, encaminhamento e apoio de forma humanizada e segura.

“Para a UninCor, concorrer a esse prêmio juntamente com a Secretaria de Saúde é muito gratificante, pois é um projeto de extensão de responsabilidade social implantado para beneficiar os nossos colaboradores e alunos, fomentando a prevenção e o controle de doenças sexualmente transmissíveis e hepatites virais, que ainda são muito comuns entre a população brasileira, principalmente entre os jovens”, afirma a assessora acadêmica da Extensão da UninCor, Cleusimar Cardoso Alves Almeida.